Senai apresenta Programa de Ações Inclusivas em seminário no TCU
- Detalhes
- Criado: Quarta, 06 Setembro 2017 15:00
Debater caminhos que promovam a igualdade de oportunidades para pessoas com deficiências é o objetivo do Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão: Expressão da Cidadania, que será realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A ação será em 20 e 21 de setembro, no Instituto Serzedello Corrêa, em Brasília. Interessados em participar do evento podem se inscrever pelo site do TCU.
Além de assistir a palestras com especialistas brasileiros e de outros países, os inscritospoderão participar de atividades no espaço D+eficiência para a Indústria, onde conhecerão o Programa Senai de Ações Inclusivas (Psai), que, em dez anos, formou mais de 180 mil pessoas com deficiência em cursos de educação profissional. A conferência de abertura será do procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCU Sérgio Ricardo Costa Caribé, supervisor da Política de Acessibilidade do tribunal.
Entre as atrações do Psai, duas serão realizadas pelo departamento regional do Distrito Federal. A primeira será a demonstração de tecnologias educacionais assistivas com uso da realidade aumentada. A outra será de informática inclusiva, com exemplos de livros e de materiais adequados para pessoas cegas ou com baixa visão que utilizam softwares com leitores de tela. Além disso, profissionais do Senai com deficiência farão demonstrações da língua brasileira de sinais (libras) e do braille.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Senai é responsável por 57% das matrículas de pessoas com deficiência na educação profissional no Brasil. Entre as principais áreas de oferta de cursos para pessoas com deficiência na rede Senai estão gestão, segurança no trabalho, tecnologia da informação, metalmecânica e meio ambiente.
Durante o encontro, serão abordados temas relacionados a políticas públicas para as pessoas com deficiência, desenho universal para cidades inclusivas e tendências globais e desafios para a implementação de políticas públicas inovadoras. No seminário, se discutirão, ainda, a participação social e os desafios da inclusão escolar da pessoa com deficiência e sua inclusão produtiva no mercado de trabalho.
Um dos painéis terá como tema a inclusão produtiva da pessoa com deficiência e contará com depoimentos de representantes de empresas, departamentos regionais do Senai, docentes e alunos.
Veja a programação completa do Seminário Internacional Acessibilidade e Inclusão.
Texto: Aline Reis (com informações da Agência CNI de Notícias)