MEIO AMBIENTE

Estudo e Relatório de Impacto de Vizinhança

*A partir de 28 horas

O Estudo e o Relatório de Impacto de Vizinhança são documentos de planejamento territorial e urbano. Avaliam os impactos da implantação e da operação de empreendimento potencial ou efetivamente causador de degradação ambiental, além de pontuar os efeitos positivos e negativos do projeto quanto à qualidade de vida da população residente na área e nas proximidades do estabelecimento. A Lei nº 1.869/1998 dispõe sobre os instrumentos de avaliação de impacto ambiental no Distrito Federal.

O IST realiza o estudo e o relatório, visando a atender às demandas das empresas para cumprir a legislação.

ISO 14.001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental)

*A partir de 24 horas para cursos de capacitação e de 50 horas para auditorias internas

A Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) ISO 14.001 é voltada a empresas que desejam implantar ou aprimorar um sistema de gestão ambiental. O objetivo é que o empreendimento esteja de acordo com políticas ambientais e que comprove a clientes e a parceiros que adota práticas sustentáveis.

A equipe de consultores do IST faz auditorias internas nas empresas e oferece cursos de capacitação a profissionais que desejam adotar ou melhorar a auditoria do empreendimento em que trabalham.

Laudo de Passivos Ambientais

*A partir de 32 horas

É o documento que identifica e caracteriza os efeitos ambientais adversos previstos de naturezas física, biológica ou antrópica decorrentes da construção, da operação, da manutenção, da ampliação ou da desmobilização de um empreendimento. Segundo a Lei nº 6.938/81, o poluidor é obrigado, independentemente de existência de culpa, a indenizar ou a reparar os danos ao meio ambiente e a terceiros afetados por sua atividade. O IST elabora o documento para o empreendimento.

Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil

*A partir de 28 horas

O PGRCC é um documento técnico que todas as empresas de construção civil devem ter, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010). Identifica os tipos de resíduos provenientes de construções, de reformas, de reparos, de demolições e da preparação e escavação de terrenos. Também indica a quantidade e o manejo adequado (geração, acondicionamento, transporte, tratamento, reciclagem, destinação e disposição final).

Os resíduos de construção civil devem seguir a classificação definida pela Resolução nº 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e atender ao Decreto nº 37.782/2016. As empresas do segmento podem contar com o IST para elaborar o plano.

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

*A partir de 32 horas

A Lei nº 5.610/2016, regulamentada pelo Decreto nº 37.568/2017, pela Instrução Normativa nº 89/2016 do Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU) e pela Resolução nº 14/2016 da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), estabelece que os empreendimentos brasilienses que produzem mais de 120 litros de lixo não reciclável por dia sejam responsáveis pela coleta e pela armazenagem de seus resíduos. São parte do processo a separação em sacos de cores diversas, a contratação de empresas de transporte e a implementação do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).

O IST, por meio da consultoria do PGRS, assessora empresas nessa adequação. A metodologia tem três etapas: diagnóstico, elaboração e apoio na implementação do plano.

Atualização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

*A partir de 3 horas

O PGRS tem validade de 12 meses, a contar da data de sua elaboração. Após esse período, é necessária a atualização dos dados do estudo, levando em consideração as ações já implementadas pela empresa, a mudança no padrão de consumo e as novas propostas para melhoria contínua do gerenciamento de resíduos. O IST dá suporte na elaboração do documento.

Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

*A partir de 28 horas

É um documento técnico que descreve as ações relativas ao manejo adequado dos resíduos sólidos provenientes de todos os estabelecimentos de serviços de saúde humana e animal, incluindo materiais de serviços de tatuagem, de acupuntura, de centro de zoonoses, de estabelecimentos de ensino e pesquisa, de farmácias, de laboratórios, de funerárias, de necrotérios, de assistência domiciliar e de trabalhos de campo.

O PGRSS é estabelecido pela Lei nº 12.305/2010 e pelas Resoluções nº 283/2001 e nº 358/2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Plano de Recuperação de Áreas Degradadas

*A partir de 28 horas, de acordo com o tamanho da área, da análise de indicadores e da avaliação do número de coletas

O PRAD é um documento que orienta a execução e o monitoramento da recuperação ambiental de determinada área degradada. Refere-se ao conjunto de medidas necessárias para que se estabeleçam no local condições de um novo equilíbrio ecológico. O IST assessora empresas na elaboração do plano.

Programas de Educação Ambiental

*A duração da consultoria depende da atividade a ser desenvolvida – curso ou palestra

A Lei nº 9.795/1999, que instituiu a Política Nacional de Educação Ambiental, estabelece que as empresas promovam programas de capacitação dos trabalhadores, visando a melhoria do processo produtivo no meio ambiente. Por isso o IST criou um Programa de Educação Ambiental. A metodologia é adaptada de acordo com o público. No fim do curso, o profissional recebe certificado.

Relatório de Controle Ambiental/ Plano de Controle Ambiental

*A partir de 48 horas

A Resolução nº 10/1990 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina que as empresas apresentem estudo do empreendimento para o processo de licenciamento ambiental. O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil dá suporte na elaboração do documento.

 

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Adequação Tarifária e Controle de Demandas

*A partir de 40 horas

A adequação tarifária e o controle de demanda possibilitam uma economia direta a partir de alterações contratuais com a distribuidora de energia para atender o perfil de consumo do empreendimento. O IST verifica a possibilidade de alteração no ciclo produtivo com o objetivo de reduzir os custos operacionais da empresa.

Análise de Qualidade de Energia

*A partir de 28 horas

A análise da qualidade de energia de fornecimento é determinada pela Resolução Normativa nº 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que retifica as atribuições dispostas pelo Módulo 8 dos Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional (Prodist). O IST avalia as condições de fornecimento no empreendimento e identifica os desequilíbrios de fase e sobrecargas em componentes, a fim de solucionar problemas.

Análise e Projeto de Eficiência Energética

*A partir de 80 horas

O instituto faz a análise e o levantamento de cargas e de estimativas de consumo, com o objetivo de identificar oportunidades de economia com diferentes escalas de investimento. O estudo envolve o plano de ações de melhoria e de viabilidade econômica da implementação.

Análise Termográfica

*A partir de 10 horas

A análise termográfica de quadros e equipamentos identifica sobrecargas no sistema elétrico das instalações. Esse procedimento é uma medida de manutenção preventiva, a fim de evitar falhas. O instituto faz as análises para as empresas, considerando as normas de instalações de baixa tensão (Associação Brasileira de Normas Técnicas – NBR 5.410).

Energias Renováveis

*A partir de 60 horas

Com as Resoluções Normativas nº 482/2012, nº 687/2015 e nº 786/2017, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as unidades consumidoras de energia elétrica passaram a usar o sistema de compensação energética. Ele possibilita a geração de energia solar fotovoltaica – obtida por meio da conversão direta da luz do sol.

O IST realiza a análise e a elaboração do projeto de energia solar fotovoltaica.

 

CONSTRUÇÃO CIVIL

Adequação de Processos para Atendimento à Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15.575)

*A partir de 72h

O Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil analisa e propõe ajustes nos processos de produção de empresas incorporadoras e construtoras nos projetos de empreendimentos habitacionais. O objetivo é a adequação dos requisitos e dos critérios estabelecidos na Norma de Desempenho de Edificações (NBR 15.575).

Implantação do Sistema de Gestão da Qualidade

*A partir de 64h, sendo 40h de consultoria e 24h de auditoria interna

O IST dá suporte na implantação de um sistema de gestão da qualidade nas empresas do setor de construção civil, em atendimento aos requisitos do Sistema de Avaliação de Conformidade (SiAC), com foco na qualidade dos produtos e na eficiência dos processos.

Lean Construction (Construção Enxuta)

*A partir de 120h

Planejamento e controle da produção, visando a apoiar as empresas do setor de construção civil na implantação das técnicas de Lean Construction. A consultoria do IST busca reduzir o tempo de ciclo e a variabilidade, agregar valor nos processos de produção e gerar transparência nos processos.

 

DESIGN ESTRATÉGICO

Design de ambientes

*O tempo de trabalho depende do diagnóstico

A consultoria tem a proposta de implementar um plano de design estratégico nas empresas, por meio de uma ferramenta de design para empresas varejistas. Organiza a distribuição dos produtos no ponto de venda e cria novos ambientes, a fim de estimular e de auxiliar o cliente.

 

GESTÃO DE QUALIDADE

Implementação dos 5S


*O tempo da consultoria depende do diagnóstico da empresa

 Os 5S é uma ferramenta japonesa que faz referências às iniciais de cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Seus principais papéis são liberar áreas, evitar desperdícios, melhorar relacionamentos e facilitar as atividades e a localização de recursos disponíveis. O IST auxilia empresas na implementação dos 5S.

ISO 9.001:2015 (Sistema de Gestão da Qualidade)

*A partir de 24 horas para cursos de capacitação e de 50 horas para auditorias internas

A ISO 9.001:2015 é uma certificação internacional cujo objetivo é comprovar a capacidade de um empreendimento de fornecer produtos e serviços que atendem às necessidades de clientes e parceiros, bem como o cumprimento dos requisitos legais e regulatórios aplicáveis ao Sistema de Gestão da Qualidade.

A equipe de consultores do IST faz auditorias internas nas empresas e oferece cursos de capacitação a profissionais que desejam adotar ou melhorar a auditoria do empreendimento em que trabalham. 

Lean Manufacturing (Manufatura Enxuta)

*A partir de 120 horas

O objetivo é melhorar o processo produtivo das empresas, por meio da promoção de baixo custo e de alto impacto. A consultoria é composta pelas seguintes etapas: prospecção, preparação, melhoria no processo produtivo, monitoramento e validação dos resultados.

*A carga horária da consultoria varia de acordo com o porte da empresa.

IST Construção Civil

CARTILHA LIXO 350x200px

 

Área de Administração