O brasiliense João Victor Felisbino conquistou o segundo lugar na seletiva de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos para a WorldSkills 2019, realizada na unidade do Guará do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A medalha de ouro foi para Lucas Gomes, de São Paulo. Como as notas foram muito próximas, a dupla voltará a se enfrentar até o fim do ano para uma disputa de desempate. O que tiver o melhor resultado vai integrar a delegação brasileira na 45ª edição da WorldSkills, que será no ano que vem, em Kazan, na Rússia. Antônio Casagrande, do Paraná, completou o pódio.

Os vencedores foram conhecidos, nesta sexta-feira, 20 de julho, em cerimônia realizada no auditório do Senai Taguatinga. “Foram quase um ano de muito treinamento e dedicação. O João fez tudo o que aprendeu. Fiquei muito satisfeito com o desempenho dele. Temos que lembrar que o nível da competição é alto e a diferença para o primeiro lugar foi pequena”, comenta Jecivaldo Oliveira, instrutor do competidor brasiliense.

competidores oc

João Victor recebeu a medalha com lágrimas nos olhos. Na descida do pódio, os colegas, professores e familiares davam abraços calorosos e os parabéns pelo feito.  “Eu nunca tinha passado por uma experiencia assim. A caminhada para a WorldSkills é apaixonante. Vou continuar trabalhando muito, pois ainda tenho chance de ir à Rússia. Fiz o meu melhor”, diz o competidor que, a exemplo do instrutor, também quer formar futuros campeões no Senai.

marco secco worldskills

O diretor regional do Senai-DF, Marco Secco, também acompanhou a cerimônia. Na ocasião, ele ressaltou que o Senai desenvolve as competências das pessoas e as aproxima da indústria, colocando-os entre os melhores do mundo. “O Senai foi criado para mudar a indústria brasileira por meio das pessoas. É isso que presenciamos aqui e temos visto em vários estados ao longo destas seletivas. É uma síntese da qualidade do ensino e dos mais 2 milhões de profissionais que fizeram matrículas nas muitas unidades espalhadas pelo País em 2017”.

A Rússia foi a grande inspiração para os quatro dias de provas, somando 22 horas de disputas. No primeiro módulo, os competidores tiveram que montar em uma das paredes parte do complexo arquitetônico do Kazan Kremlin, na Rússia. No segundo, o desafio foi reproduzir, em outra parede disponível, o mapa da cidade Kazan. Para o piso, a missão foi escrever o nome de Kazan com azulejos seguindo as especificações do projeto. Para a execução, os competidores tiveram à disposição 12 m² de azulejo, divididos igualmente entre quatro cores – branco e três tons de azul. As duas paredes medem 1,50m x 1,90m e o piso, 1,50m x 0,60cm.

natal seletivasParticipações brasilienses nas Seletivas WorldSkills 2019

Nesta semana, o Distrito Federal também foi representado em outras duas seletivas. Em Blumenau (SC), Marizy da Silva Ferreira competiu na ocupação de Tecnologia de Moda. Em Natal (RN), foi a vez do estudante Alan Faria dos Santos representar o DF na ocupação de Web Design. A dupla terminou sua seletiva em 9º e 6º, respectivamente.

O DF nas Seletivas WorldSkills 2019

As seletivas brasileiras começaram em 3 de junho e vão ocorrer em 35 municípios de todos os estados e no Distrito Federal até 14 de setembro, com organização do Senai. O DF já disputou seis seletivas e ainda participará de 13. Além de Aplicação de Revestimentos Cerâmicos, o DF sediou as ocupações de Robótica, de Confeitaria, de Pintura Automotiva e de Funilaria, e vai receber, de 29 de julho a 3 de agosto, as provas de Movelaria. Veja as medalhas que o DF já conquistou:

Medalha

Ocupação

Competidor

Ouro

Funilaria

Lucas Maciel

Prata

Pintura Automotiva

Rodrigo Macário

Prata

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos

João Victor Felisbino

Bronze

Design Gráfico

Átila Ferreira Assunção

Bronze

Soluções de Software para Negócios

Fellipe Sousa de Mendonça

Bronze

Pintura Decorativa

Liara Mendonça de Morais


Conheça nossos competidores e o que será exigido nas provas.

Texto: Marcus Fogaça

Fotos: Hélio Montferre

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra