Equipamentos de alta tecnologia como a tupia – aparelho que ajuda no levantamento e no corte de grandes peças de madeira – e ferramentas tradicionais como martelos, formões e furadeiras trabalham juntos nas provas da ocupação de Movelaria das Seletivas WorldSkills 2019. A disputa começou no domingo, 29 de julho, com a ambientação, mas os competidores só iniciaram a prova na manhã desta segunda, 30. O Distrito Federal está representado por João Victor dos Anjos, de 18 anos, que compete com outros seis jovens profissionais.

As provas são realizadas na unidade do Guará do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). No primeiro dia de trabalho, cada competidor teve 5h45 para começar a preparar o móvel que deverá ser entregue na tarde desta quinta-feira, 2 de agosto. O resultado da seletiva será divulgado na manhã de sexta-feira, com a premiação dos três primeiros lugares. Quem ficar com a medalha de ouro poderá representar o Brasil na maior competição de educação profissional do mundo, a WordSkills Competition, em Kazan, na Rússia, em agosto do ano que vem.

seletivas worldskills movelaria df

Além do DF, disputam em Movelaria os estados de Goiás, do Maranhão, de Minas Gerais, de Santa Catarina, de São Paulo e do Rio Grande do Sul. O competidor brasiliense tem a vantagem de ser treinado por Fábio Serpa, medalhista de bronze na WorldSkills 2017, ocorrida em Abu Dhabi, e por José Araújo, professor do Senai-DF que, desde 2003, ajuda a manter a tradição da capital federal na ocupação, com bons resultados nas disputas nacionais.

Os sete competidores precisam construir uma espécie de púlpito com tampa, gaveta e base no decorrer dos quatro dias de prova, totalizando 22 horas de fabricação. Um milímetro a mais ou a menos pode colocar a perder toda a estrutura do móvel, que precisa ter os encaixes perfeitos. “Por essa razão, no primeiro dia os competidores não puderam ter contato com os instrutores, para que tomassem as atitudes sozinhos, tanto em questão de dimensão quanto de conformidade. Se tiverem feito algo errado hoje, vai repercutir nos outros dias”, explica José Araújo.

O professor avaliou o projeto como de nível médio de dificuldade e afirmou que está dentro do esperado durante os anos de treinamento. João Victor treina no Senai-DF desde 2016. Ele já fez os cursos Qualificação em Marcenaria e Qualificação em Desenho Técnico, ambos na escola de Taguatinga.

As provas são abertas ao público. Na terça e na quarta-feira, serão das 8h45 às 17h15. Na quinta, das 8h15 às 12h. O Senai Guará fica na QE 23, Guará II.

Outras competições

Além de Movelaria, o Senai-DF participa nesta semana de três seletivas fora de Brasília. Carolina Rocha, de 18 anos, faz a prova de Panificação, em Belo Horizonte (MG). João Gabriel Acioli, de 17, compete na ocupação de Construção em Alvenaria, em Vila Velha (ES), e Lucas Vasconcelos Rocha, de 18, representa o DF na ocupação de Mecânica de Refrigeração em Cabo de Santo Agostinho (PE).

A prova de Panificação consiste em criar uma escultura de pão, com base no projeto com o tema Oscar 2018 – A Forma da Água. Além disso, o participante precisa fazer os pães que os avaliadores pedirem, ou qualquer atividade surpresa. Na disputa de Construção em Alvenaria, a prova é dividida em três módulos, e os concorrentes precisarão executar as diferentes construções nos próximos dias. Também organizada em três módulos, a prova de Mecânica de Refrigeração abrangerá a montagem de um sistema de climatização completo.

O DF nas Seletivas WorldSkills 2019

A edição do ano que vem, na Rússia, será a 45ª da WorldSkills Competition. As seletivas brasileiras são organizadas pelo Senai e começaram em 3 de junho. As disputas vão até setembro, em 35 cidades, e definirão os integrantes das 45 ocupações em que o País vai competir.

Aqueles que ficarem em primeiro lugar seguirão na busca pela vaga na delegação. Para viajar para a Rússia, precisarão manter o índice estipulado pela organização em todos os simulados realizados durante o ano.

O DF já participou de nove das 19 seletivas em que competirá e ganhou seis medalhas – uma de ouro, duas de prata e três de bronze.

Veja o quadro de medalhas do Senai-DF nas Seletivas WorldSkills 2019 até agora:

Medalha

Ocupação

Competidor

Ouro

Funilaria

Lucas Maciel

Prata

Pintura Automotiva

Rodrigo Macário

Prata

Aplicação de Revestimentos Cerâmicos   

João Victor Felisbino

Bronze

Soluções de Software para Negócios

Fellipe Sousa de Mendonça

Bronze

Pintura Decorativa

Liara Mendonça de Morais

Bronze

Design Gráfico    

Átila Ferreira Assunção

Conheça nossos competidores e o que será exigido nas provas.

Texto: Aline Roriz   
Fotos: Helio Montferre/Sistema Fibra    
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra