Quatro alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) disputaram ao longo desta semana as provas das Seletivas WorldSkills 2019 em diferentes cidades do País. A competição começou no domingo e foi encerrada hoje, 2 de agosto. As cerimônias de premiação serão na manhã desta sexta-feira, dia 3. Os medalhistas de ouro continuarão treinando para representar o Brasil na WorldSkills Competition, o maior torneio de educação profissional do mundo que, no ano que vem, será em Kazan, na Rússia.
Um dos representantes do Distrito Federal, João Victor dos Anjos, de 18 anos, competiu em casa, no Senai Guará. Ele terminou a construção do púlpito na seletiva de Movelaria e saiu satisfeito com o trabalho. “Nos três primeiros dias, eu achei bem tranquilo, mas hoje o tempo foi apertado. Foi a primeira vez que fiz um móvel como este, mas, com o treinamento que eu tive no Senai-DF, conseguiria executar qualquer projeto”, afirmou. A disputa na ocupação de Movelaria começou com sete jovens, mas o representante do Maranhão desistiu da prova na tarde desta quinta.
Ao final, os competidores do DF, de Goiás, de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina concluíram a prova, que durou 22 horas. Eles precisaram confeccionar um púlpito de aproximadamente 1 metro de altura com tampa, gaveta e porta, a partir de peças de jequitibá, tanto com madeira nobre de lei quanto com chapas em MDF.
O DF também disputa a ocupação de Mecânica de Refrigeração em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, com o aluno Lucas Vasconcelos Rocha, de 18 anos. “A semana de prova foi muito corrida, com muitas surpresas no processo de avaliação e no de competição. Desde o projeto até as fichas de avaliação, tudo era surpresa para o competidor e para o avaliador. Mas o Lucas estava bem preparado e conseguiu cumprir os desafios”, explicou Willian Grassioti, instrutor do Senai-DF que acompanha o jovem desde o início dos treinamentos.
Na avaliação do professor do DF, os oito competidores da ocupação eram de alto nível e representaram bem o ensino de refrigeração do Senai em todo o País. Neste último dia de prova, eles fizeram o módulo de defeito mecânico, que valeu uma pontuação considerável da nota final.
A surpresa também deu o tom da prova em Vila Velha, Espírito Santo, na ocupação de Construção em Alvenaria. João Gabriel Acioli, de 17 anos, representou o DF e, a cada dia, um envelope era aberto com um projeto-surpresa a ser executado. Eles não puderam ter contato com os instrutores durante a execução dos três módulos de prova.
Os competidores da ocupação de Panificação, em Belo Horizonte, Minas Gerais, não passaram por tanta surpresa. Carolina Rocha, de 18 anos, e outros nove jovens trabalharam em esculturas de pão com o tema Oscar 2018 – A Forma da Água.
WorldSkills
A maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills Competition, é realizada a cada dois anos e reúne os melhores alunos de países das Américas, da Europa, da Ásia, da África e do Pacífico Sul. Os jovens disputam medalhas em ocupações que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviço. Eles precisam executar todas as tarefas e demonstrar habilidades dentro de padrões internacionais de qualidade.