Saiba como foi a Semana Pedagógica do Senai-DF

Planejamento, capacitação e organização foram os eixos da Semana Pedagógica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF), de 22 a 26 de janeiro. Nos cinco dias, as equipes educacionais trocaram experiências e discutiram novas temáticas e ferramentas de ensino.

Cada unidade – Gama, Sobradinho e Taguatinga – organizou a própria programação, mas todas focaram a inovação e a tecnologia. Os docentes também tiveram a oportunidade de revisar e de validar os planos curriculares.

“É um momento de olhar para dentro do ambiente escolar, de aprender e de se capacitar pessoalmente. A disseminação dos saberes é um dos maiores recursos pedagógicos”, afirma a coordenadora de Tecnologia e Inovação do Senai-DF, Alessandra Machado.

A programação do Senai Gama contou com uma palestra sobre tecnologias educacionais, que destacou a importância dos recursos e da metodologia trabalhada em sala de aula, além do uso de ferramentas como as plataformas Mundo Senai Docente e Educação a Distância, o Senai App e a realidade aumentada. O uso dos mecanismos vai desde o planejamento, passando pela oferta até a avaliação final.

semana pedagogica senai gama 2018

O Senai Taguatinga abordou as temáticas de cada curso e realizou palestras com cada área. Os professores de Segurança do Trabalho, por exemplo, discutiram as mudanças do Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-Social), que unifica as informações institucionais dos empregados. O Senai Sobradinho reforçou a capacitação sobre a rotina escolar, atendimento ao cliente, organização e ornamentos para os ambientes da escola e a elaboração de eventos educacionais.

Outro tema discutido pelas unidades foi a aproximação com a nova geração e os métodos que podem ser utilizados para estreitar os laços, como as redes sociais e um ensino dinâmico e interativo.

A Semana Pedagógica do Senai-DF ocorre duas vezes no ano e reúne professores, orientadores e supervisores técnicos.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Helio Montferre/ Sistema Fibra