Vila Cidadã do Fórum Mundial da Água é aberta; Sistema Fibra participa

forum mundial vila cidada sistema fibra

Na manhã deste sábado (17), foi inaugurada a Vila Cidadã, a grande novidade da edição de Brasília do Fórum Mundial da Água – é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul. O espaço de 10 mil metros quadrados, na área externa do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, tem atrações gratuitas para todos os públicos até sexta-feira (23), das 9h às 21h. O Sistema Fibra tem um estande no local.

Durante a cerimônia de abertura da Vila Cidadã, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, enfatizou a alegria por inovar com uma parte do Fórum gratuita e aberta à população. “Este espaço permite a participação de crianças, jovens e adultos brasileiros do mundo todo, compartilhando suas experiências em relação à água e adquirindo nova consciência em relação a esse bem tão precioso. Nós estamos tratando do tema mais importante para o futuro da humanidade”, afirmou o chefe do Executivo local. Há mais de um ano, os brasilienses lidam com racionamento no abastecimento de água em razão de uma crise hídrica.

O objetivo da Vila Cidadã é ampliar a consciência, a atenção pública e a participação social para assuntos relacionados à água. O presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga, elogiou a novidade apresentada pelos brasileiros. “A participação do cidadão nos temas da água é fundamental para que a agenda hídrica possa subir até as mais altas lideranças políticas. É só através da mobilização do cidadão que teremos a oportunidade de fazer que a classe política saiba a importância do tema da água”, disse.

Na Vila Cidadã,os visitantes podem ter experiências inovadoras, como conhecer mais os biomas brasileiros, o fundo do mar e a Antártida. Podem sobrevoar as bacias hidrográficas nacionais de asa-delta, por meio da realidade virtual, e participar de outras atividades.

Sistema Fibra no Fórum

Dentro da Vila Cidadã, no Espaço Brasília, os visitantes podem conhecer melhor as ações que instituições públicas e privadas do Distrito Federal realizam ou propõepara preservar a águaNo espaço do Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), as equipes que desenvolveram projetos relacionados à água para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) apresentam suas ideias para reduzir o consumo do recurso ou reaproveitá-lo.

As sete equipes – Legofield, Lego of Olympus e Megazord, do Sesi Gama; Bisc 8 e Ohana, de Sobradinho; e Albatroid e Lions Bots, de Taguatinga – se revezam no estande. Com peças de Lego e sob a orientação de professores, os jovens construíram e programaram robôs. 

No primeiro dia, os responsáveis por compartilhar um pouco do que aprenderam foram os membros da Bisc 8. Linda Jaya, de 17 anos, estudante da 3ª série do Sesi/Senai Sobradinho, sente-se privilegiada por participar de um evento tão importante para a agenda mundialEu estou muito feliz, aqui muitas crianças nos escutam, veem os robôs e querem aprender mais e mais”, conta a jovem. Linda diz que a oportunidade de pesquisar e de aprender mais sobre a água fez com que ela entendesse realmente a importância do recurso.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) levou à Vila Cidadã as tecnologias e novidades na formação profissional relacionadas à economia de água. Para demonstrar na prática as formas de reduzir a utilização do recurso, está sendo apresentado um vídeo da Casa Popular Inteligente, criada pelos alunos do Senai e vencedora da Olimpíada do Conhecimento de 2016. A casa é adaptada para o reúso de água da chuva, que é captada pelo telhado, armazenada e filtrada em reservatório. O recurso pode ser reaproveitado no vaso sanitário, na irrigação do jardim ou na limpeza da área externa.

Inscritos no 8º Fórum Mundial da Água poderão fazer uma visita guiada à casa, no Senai Taguatinga. Para participar, é preciso se cadastrar no balcão de atendimento do Espaço Brasília da Expo (área restrita a pessoas que pagam para participar do Fóruma partir de domingo (18). A ida ao Senai Taguatinga, com 22 vagas, será em 21 de março, quarta-feira, às 14h. Os visitantes poderão ver de perto as características e as soluções de reaproveitamento da água.

No estande do Sistema Fibraprofissionais do Instituto EuvaldoLodi do DF (IEL-DF) explicam aos jovens os benefícios de fazer um estágio durante a vida escolar e acadêmica, além de demonstrar o portfólio de cursos e de capacitações disponíveis para gestores de empresas.

Aos interessados em visitar a Vila Cidadã, é indicado, para evitar filas, fazer credenciamento prévio no site do evento, mas também é possível se registrar na hora. Não há restrição de idade. O cadastro também  acesso à Feira, área onde empresas apresentarão o que pensam e fazem em prol da água. É uma vitrine para produtos, serviços e soluções de empresas públicas e privadas e de organizações não governamentais. Na Expo, área restrita a pagantes, haverá sessões temáticas e um espaço de exposições para venda de produtos e de serviços. As inscrições podem ser feitas pelo site até o fim da programação.

O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema. Desde 1997, é realizado a cada três anos pelo Conselho Mundial da Água. A edição de Brasíliadeve reunir cerca de 40 mil cidadãos de 170 países. A programação oficial é de 18 a 23 de março (sexta-feira).

Galeria de Imagens

Veja mais fotos da abertura da Vila Cidadã no link.

Texto: Aline Roriz
Fotos: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

BANNER OC

cursos senao gama 2018

cursos senao sobradinho 2018

cursos senao taguatinga 2018

BANNER LATERAL IST