Senai Gama sedia 2ª edição de workshop de rolamentos

Workshop de rolamentos Senai Gama

Em todos os setores industriais que utilizam desde minúsculas até gigantescas máquinas, uma das peças mais importantes para manter o equipamento em movimento é o rolamento. Como o nome sugere, esse é o elemento que rola e carrega cargas. Diante da importância que o bom funcionamento desse componente tem para a indústria, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) realizou a segunda edição gratuita do Workshop de Rolamentos, em parceria com a NTN SNR, uma das líderes mundiais do setor. A capacitação ocorreu em 30 de maio.

O objetivo foi mostrar a profissionais a forma correta de utilizar os rolamentos, além de como fazer a manutenção preventiva para aumentar a vida útil do produto. O workshop durou quatro horas e teve a participação de 54 pessoas, entre profissionais de indústrias do DF e alunos do Senai. Após o curso, os participantes receberam certificado de aperfeiçoamento emitido pela NTN SNR Rolamentos.

Segundo Vinicius Medeiros, supervisor técnico do Senai Gama, onde foi o workshop, essa é a única instituição de ensino do DF a fazer esse tipo de capacitação gratuita para alunos e profissionais. Isso ocorre devido a uma parceria com a NTN SNR, por meio da Rolapel, representante da multinacional em Brasília. “É de suma importância que os profissionais estejam sempre atualizados porque a manutenção dos rolamentos inclui toda uma parte preventiva para verificação de vibração, de temperatura e de lubrificação”, explica Medeiros.

Rafael Braga, técnico da NTN Rolamentos do Brasil e responsável pelo workshop, explicou os benefícios da qualificação. “O correto manuseio dos equipamentos reduz o custo das próprias empresas. Assim, investir no profissional permite que ele execute o trabalho corretamente. Todos ganham: empregado e empregador”, afirma Braga.

Centro Avançado de Rolamentos

Desde 2016, os alunos do Senai Gama têm acesso ao Centro Avançado de Tecnologias e Rolamento. O espaço fica nas dependências da unidade e foi criado após a parceria do Senai-DF com a NTN SNR Rolamentos, a terceira maior produtora dessa peça no mundo. Na região do DF, esse é o primeiro centro de rolamentos existente.

Os alunos que fazem cursos no Senai têm a oportunidade de adquirir conhecimento prático diferenciado, que inclui as partes de lubrificação, montagem e desmontagem de equipamentos e a análise de vibrações. Devido ao alto índice de utilização dessa peça nas indústrias de todo o Brasil, também é grande a necessidade de mão de obra qualificada.

Os interessados em atuar nessa área podem optar pelos cursos técnicos de Eletrotécnica e de Eletromecânica ou pelas modalidadea de qualificação e de aperfeiçoamento – com carga horária menor –, com especialização em Manutenção Industrial, Lubrificação Industrial e outros.

Quem quiser conhecer o Centro Avançado de Tecnologias e Rolamento e as opções de cursos que o Senai oferece pode ir ao Senai Gama (Área Especial, Entrequadras 2 e 8, Setor Sul) ou entrar em contato com o SAC/Ouvidoria pelo telefone 4042-6565.

Texto: Aline Roriz
Foto: Moacir Evangelista