Senai-DF ajuda empresas com o descarte correto de resíduos

consultoria pgrs senai dfA educação ambiental, a conscientização e o comprometimento com as medidas de segurança no descarte do lixo são fundamentais para a sobrevivência do planeta. Seja por consciência, seja por obrigatoriedade legal, empresas de Brasília têm mudado seus hábitos e contribuído para reduzir o envio de resíduos ao aterro sanitário.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) oferece, desde 2017, consultoria a empresas dos diversos setores para elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Uma pesquisa feita com os primeiros estabelecimentos atendidos, 80 empresas do segmento de alimentos, revelou que, em sete meses, o valor diário de resíduos que elas encaminhavam diariamente ao aterro sanitário caiu de 7,6 para 5,5 toneladas. Além de terem aumentado a quantidade de itens enviada para reciclagem, diminuíram desperdícios e a produção de lixo em si.

Conforme a Lei nº 5.610/2016, os estabelecimentos brasilienses que produzem mais de 120 litros de resíduos não recicláveis por dia são responsáveis pela coleta e pela armazenagem destes. A legislação distrital atende à Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei nº 12.305/2010).

Subsídio para micro e pequenas empresas

Uma parceria entre o Senai-DF e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no DF (Sebrae-DF) subsidia 70% da consultoria do PGRS para micro e pequenas empresas. O preço do serviço cai de R$ 4.800 para R$ 1.440, que podem ser divididos em até quatro vezes no boleto ou em dez vezes no cartão de crédito. Para que tenham direito ao desconto, as empresas devem contratar a consultoria até 28 de junho.

A metodologia consiste em três etapas: diagnóstico, elaboração e apoio na implementação do plano. Com duração de três meses, a consultoria inclui o treinamento dos funcionários da empresa sobre a separação correta dos resíduos e sobre ações para evitar o desperdício.

Os interessados devem entrar em contato com o Senai-DF pelo telefone (61) 4042-6565.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra - 19.10.2018