Missão Haiti: Exército e Senai-DF firmam parceria

“O Senai-DF está contribuindo com a missão de paz no Haiti”. A afirmação é do sargento Mendes Júnior, oficial responsável pela tropa de cem militares que participam, neste mês de novembro, de cinco cursos de qualificação profissional no Senai Taguatinga e no Senai Gama, antes de partirem para o Haiti, no dia 8 de dezembro. Trata-se de uma parceria entre o Senai-DF o e Exército Brasileiro, firmada por meio do 16º Batalhão Logístico, que tem com objetivo de aperfeiçoar os conhecimento de soldados, cabos, tenentes e sargentos que substituirão a tropa que atua na região há seis meses.

O Brasil comanda a Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah) desde 2004, após um período de insurgência e a deposição do presidente Jean-Bertrand Aristide. O grupo assumiu a função de restaurar a segurança no país - por exemplo, com o combate às gangues armadas-, além de ações de fortalecimento das instituições e de defesa dos direitos humanos.

Segundo Jonatas Nascimento, que trabalha na área de atendimento à empresa do Senai Taguatinga, a partir da demanda do Exército, foram formadas cinco turmas, de 20 pessoas cada, para capacitação em auxiliar de saladeiro; mecânico de motor a diesel; eletricista predial e residencial; reparador de ar-condicionado; e garçom. “Foram-nos solicitados módulos específicos das necessidades encontradas no Haiti. O curso de salgadeiro, por exemplo, não podia ter receitas sofisticadas, considerando a escassez de ingredientes naquele País”, explica Jonatas. E reitera: “Desta forma, personalizamos os cursos, inclusive focando na prática, já que os oficiais estão sendo capacitados nas áreas que já atuam no exército”.

De acordo o sargento Mendes, a parceria entre o Senai e o Exército já é antiga. Na oportunidade, ele citou o programa Soldado Cidadão realizado pelas duas entidades. “Conhecemos a qualidade da formação profissional do Senai e, inclusive, a seriedade do serviço oferecido. Por isso, recorremos ao Senai para qualificar nossos militares, que irão para o Haiti. Eles precisam estar qualificados para cumprir com a missão que receberam”, diz.

Este é o caso do cabo Silva. Natural de Minas, Silva conta que a capacitação no Senai o ajudará a corrigir erros e vícios que se adquire no dia a dia do trabalho. “Neste curso de garçom, estou aprendendo o devido trato com o material, as pronúncias corretas dos utensílios de trabalho, a postura que se deve ter ao servir”, conta. O professor de hotelaria e turismo Nazareno Machado, completa explicando que, além das técnicas de serviço, os alunos estão aprendendo técnicas de vendas, boas práticas de manipulação, e saúde e segurança no trabalho.

O subtenente Claudir Souto atua na missão de mecânico há mais de 20 anos. Apesar da experiência, Claudir elogiou a capacitação oferecida pelo Senai-DF. “Aqui, tive a oportunidade de atualizar e reciclar aquilo que sei. No Senai, encontramos as novidades do mercado, porque os cursos aqui oferecidos trazem o que há de mais moderno em termos de tecnologia”, relata. Por fim, o subtenente completa: “Quanto melhor formos capacitados, melhor vamos atuar no Haiti”.

Serviços Técnicos e Tecnológicos

A demanda do Exército Brasileiro só foi atendida uma vez que o Senai-DF, muito mais do que educação profissional, oferece um leque de Serviços Técnicos e Tecnológicos para empresas em geral. Estes serviços perpassam as áreas de conhecimento do Senai-DF, como alimentação, meio ambiente, eletromecânica, design, construção civil, saúde e segurança do trabalho, gestão do negócio, tecnologia da informação e vestuário.

As opções são diversas e vão ao encontro real das necessidades das empresas, uma vez que são realizadas de forma personalizada. No Senai-DF, os empresários podem contar com consultorias e assessorias em diversos temas, demandar cursos de capacitação e atualização dos trabalhadores, organização e execução de serviços técnicos, entre outros.

Para conferir os Serviços Técnicos e Tecnológicos (STT) oferecidos pelo Senai-DF, ligue em uma das unidades: Centro de Tecnologia da Informação (3441-3030); Senai Gama (3384-3272) e Senai Taguatinga (3353-8700).

Suzana Leite
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Fotos: Cristiano Costa/Unicom Fibra