PPRA, PCMSO e Ginástica Laboral estão no portfólio de serviços do Sesi
- Detalhes
- Publicado: Terça, 06 Setembro 2016 09:30

Visando auxiliar a gestão de recursos humanos dentro das organizações, o Serviço Social da Industria (Sesi) do Distrito Federal desenvolveu uma série de programas com foco em segurança e saúde do trabalhador.
As ações atendem as Normas Regulamentadoras (NRs), que são requisitos e procedimentos, autorizados e criados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), relativos à segurança e medicina do trabalho, obrigatórios para empresas públicas, privadas e órgãos governamentais que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT.
De acordo com a consultora de negócios na área de Mercado do Sesi Brasília, Juliane Racowicz, os programas buscam prevenir doenças e facilitar os processos burocráticos da empresa, que deve estar atenta ao cumprimento das legislações, sob pena de rigorosas multas. “O Sesi trabalha para promover a qualidade de vida do empregado e diminuir os riscos de acidente. As normas exigem que as empresas estejam de acordo com os requisitos de Segurança e Saúde do Trabalho (SST) e nós atuamos facilitando o cumprimento dessas legislações”, explica.
O Sesi Brasília desenvolveu um completo portfólio de serviços para área de Segurança e Saúde do Trabalho. Todos os programas oferecidos pelo Sesi Brasília são desenvolvidos com o apoio de consultores técnicos especializados que visitam as empresas, verificam os ambientes e produzem diagnósticos a fim de identificar, de forma personalizada, as principais demandas e fragilidades.
PPRA e PPRO: preservando a saúde do trabalhador
Entre os principais produtos oferecidos pelo Sesi Brasília, de acordo com as normas regulamentadoras do MTE, estão o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Criado em 29 de dezembro de 1994, por meio da NR9, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) possui obrigatoriedade legal para todos os empregadores e instituições e visa preservar a saúde e a integridade física dos funcionários mediante a antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais relacionados a função, a fim de melhorar a produtividade e as condições de trabalho.
O desenvolvimento do PPRA é composto por várias etapas. A primeira delas consiste na visita de um engenheiro do trabalho do Sesi Brasília à sede da empresa contratante. Na ocasião, o profissional irá fazer um levantamento dos riscos ambientais, identificando as situações que propiciem a ocorrência de possíveis doenças ou acidentes no trabalho. Com essa base nessa análise, será feita uma descrição das áreas de trabalho contemplando, por exemplo, as máquinas e equipamentos de proteção coletiva e individual.
O próximo passo é elaborar um documento-base contendo as informações necessárias à implementação do programa, com a determinação das ações a serem adotadas pelo período de 12 meses. Também será feita uma avaliação de riscos específicos quando identificada a ocorrência de ruído, poeiras, gases, calor, deficiência de iluminação, entre outros. Nestes casos, serão utilizados equipamentos específicos, com a finalidade de quantificar e comparar os parâmetros técnicos vigentes com os agentes encontrados.
Atuando de forma articulada com o PPRA, está o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), que é previsto pela NR7 e tem como objetivo criar e manter uma cultura de prevenção, promoção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde de todos os empregados.
O PCMSO também é de implementação obrigatória e composto por diversos processos. São eles: Implementação e acompanhamento do programa; avaliação clínica, orientação para auxilio diagnóstico; exames complementares; consultas de exames admissionais e demissionais, periódicos, de retorno ao trabalho e mudança de função; emissão dos Atestados de Saúde Ocupacional (ASO); elaboração do relatório anual; e elaboração do documento base.
A contratação do PPRA é feita por um período mínimo de 12 meses e o valor varia de acordo com a quantidade de funcionários e com o grau de risco de cada empresa. A organização pode optar por contratar apenas o PCMSO, caso já tenha implementado o PPRA. Mas, se a organização não tiver nenhum dois, ela deve começar a implementação pelo Programa de Prevenção de Riscos Ambientais.
Entre os clientes do Sesi Brasília na área de Segurança e Saúde do Trabalho estão grandes organizações privadas e públicas, como a Companhia Metropolitana de Brasília e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb).
Atualmente, os serviços prestados pelo Sesi Brasília atendem a, aproximadamente, 2,5 mil empregados da Caesb, que têm acesso a programas como PPRA e PCMSO. De acordo com o gerente de processos da companhia, Eurival Monteiro, o investimento em ações de SST traz benefícios imediatos aos funcionários e a própria empresa. “É motivador proporcionar aos nossos colaboradores a oportunidade de cuidar mais da saúde e integridade física. Além de ser muito importante para a prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, é gratificante ver os colegas voltando para casa com saúde. A curto prazo, as ações servem como alerta para um melhor estilo de vida. A médio prazo, são um retorno em saúde. E, a longo prazo, melhoram a qualidade de vida”, explica.
Ginástica Laboral: vida saudável no ambiente de trabalho
Além dos dois programas, a Caesb também oferece aos funcionários a Ginástica Laboral, mais um serviço prestado pelo Sesi Brasília por meio do Programa Sesi Ginástica na Empresa, que tem como objetivo disseminar um estilo de vida mais saudável e menos estressante entre os funcionários. As atividades são realizadas no próprio ambiente de trabalho da organização, durante pequenas pausas no expediente, nas quais os profissionais do Sesi Brasília orientam sobre a importância de práticas saudáveis, ensinam exercícios físicos e realizam dinâmicas de integração. As ações são programadas de acordo com as características de cada empresa e com as atividades exercidas pelos funcionários.
A Ginástica Laboral está entre os serviços mais consagrados do Sesi em todo o Brasil, tendo recebido, nos últimos nove anos consecutivos, o prêmio “Marca Brasil”, que reconheceu a instituição como marca mais lembrada no segmento de Ginástica Laboral da Revista Cipa.
A atividade traz diversos benefícios para os participantes, como melhorar o relacionamento entre equipes, promover relaxamento mental e muscular, além de minimizar doenças ocupacionais, como Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort).
Na próxima matéria, falaremos sobre outros serviços oferecidos pelo Sesi Brasília na área de Segurança e Saúde do Trabalho, como o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho (Ltcat) e a Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
Para obter mais informações sobre os programas e serviços oferecidos pelo Sesi Brasília na área de SST, entre em contanto com a Área de Mercado pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones (61) 3362-6066 ou (61) 3362-6191.
Por: Aline Porcina