Veja como foi a Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra

25 5 2019 semana do meio ambiente sesi senai taguatinga helio montferre 2Chegou ao fim nesta sexta-feira (24) a segunda edição da Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra. Durante cinco dias, uma série de atividades ocorreu nas escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) no Gama, em Sobradinho e em Taguatinga.

Na manhã desta sexta-feira, a Sala Yara Amaral, no Sesi Taguatinga, ficou lotada. No palco, estudantes do 1º ano do Novo Ensino Médio apresentaram a peça Indústria Sustentável, que mostrou o papel do setor na adoção de práticas de preservação do meio ambiente.

A plateia era formada por estudantes 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, que acompanharam eufóricos cada movimento e troca de cenário. A apresentação foi dirigida pelos próprios alunos, com a supervisão de professores.

A alguns metros dali, no pátio, havia jogos educativos, exposição de fotos e de projetos de alunos, como o desenho de um aquário com reaproveitamento de água da chuva idealizado por alunos do 3º ano do Ensino Médio. “É um projeto que tem tudo a ver com a semana, está em fase de desenvolvimento e o objetivo é que o aquário seja móvel, para ser usado em sala de aula”, explicou Gabriel Valença, de 17 anos.

“A indústria sustentável tem muito que nos oferecer. Ela representa grandes oportunidades para o crescimento das pessoas e o desenvolvimento do País”, destacou a superintendente do Sesi-DF, Gricelia Melo, que acompanhou as atividades pela manhã, ao lado da coordenadora de Educação da instituição, Nubia Rosa.

25 5 2019 semana do meio ambiente sesi senai taguatinga helio montferre 1O diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do DF (Fibra), Dario de Souza Clementino, também esteve no Sesi Taguatinga no último dia da programação e visitou a Horta Escolar. “Fiquei impressionado com as crianças interessadas pelo meio ambiente, conhecendo o que é sustentabilidade. Educação ambiental é fundamental, tão importante quanto aprender português.”

Feira de troca e de artesanato

Já no Senai Taguatinga, uma feira de troca foi uma das principais atividades. A ação foi organizada por alunos do curso Assistente Administrativo, como produto final das aulas de noções de marketing. Uma moeda de troca fictícia foi criada por eles, com uma tabela de valores dos produtos.

“Alguém trocou uma coletânea de livros bíblicos por livros de literatura. Talvez o produto tenha valor maior do que as coisas que estavam aqui, mas não tinha mais utilidade em casa, por isso a troca”, explicou Alexia Camila Dantas Rodrigues, de 18 anos. “É uma atividade muito importante para nosso desenvolvimento, para melhorar nossa criatividade e nosso planejamento”, completou a aluna. A feira foi no pátio próximo ao auditório da escola, onde também foi montada uma feira com artesãos.

21 05 2019 semana meio ambiente sesi e senai gama victor hugo pessoaA Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra também mobilizou professores e estudantes no Gama e em Sobradinho. No Senai Gama, houve a capacitação de 15 alunos como multiplicadores do Projeto Gota, para disseminar informações sobre temas como saneamento e uso consciente da água. Também ocorreram atividades do Cozinha Brasil, além de exposição de objetos produzidos no workshop Luxo do Lixo.

No Sesi Gama, durante a semana, estudantes participaram de oficinas de reciclagem e houve exposição sobre o tema. Ocorreu ainda plantio de mudas na unidade e nas redondezas.

Já no Sesi/Senai Sobradinho, houve palestra sobre poluição sonora e oficinas de jardinagem e de produção de sabão com óleo usado, além de caminhada para recolhimento de lixo no Parque Ecológico dos Jequitibás.

Texto: Samira Pádua
Fotos da capa e da apresentação teatral: Helio Montferre/Sistema Fibra
Foto da oficina de confecção de sacolas ecológicas: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

vira vida botao site

SESI Botao Sesi lazer e esporte 240x200px