Sesi-DF estimula empreendedorismo entre alunos de todas as idades

31 05 2019 Personagem Rafael Doria Sesi Gama Foto Victor Hugo Pessoa Sistema Fibra 2

Apesar de ainda estar cursando a 2ª série do Ensino Médio, Rafael Dória Lacerda Felício, de 17 anos (foto), já aprendeu o valor do empreendedorismo. Aluno da escola do Gama do Serviço Social da Indústria (Sesi), ele sempre participou ativamente das atividades escolares ligadas a esse tema. “São experiências importantes para o futuro, porque nos dão responsabilidade e um pensamento mais maduro. Com mais conhecimento sobre a realidade, não vamos nos assustar ao sair da escola.”

No ano passado, Rafael e seus colegas criaram uma empresa júnior de abajures feitos de garrafas de vidro para um projeto do Sesi em parceria com a Junior Achievement, organização social que prepara jovens do mundo todo para o trabalho e para o empreendedorismo. O Sesi também conta com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para oferecer aos alunos dos Ensinos Fundamental e Médio projetos que despertem o interesse pelos negócios e uma atitude empreendedora.

Os estudantes têm aprendizado prático. Absorvem técnicas de vendas e estratégias de marketing pessoal e nas redes sociais, discutem ideias e ações, elaboram relatórios, fazem reuniões e vivenciam experiências semelhantes às de empresários e funcionários de uma empresa. As atividades são oferecidas aos alunos das três escolas: Gama, Sobradinho e Taguatinga.

As escolas do Sesi também incentivam a participação dos alunos em competições nacionais e mundiais que estimulam o desenvolvimento de habilidades empreendedoras, como o Sesi F1 nas Escolas e o Torneio Sesi de Robótica. Na primeira, os jovens se organizam como se fossem escuderias da Fórmula 1 e, além de construir um carrinho, têm de elaborar um plano de negócios, um de marketing e um de mídias sociais. Já no campeonato de robótica, as equipes precisam buscar patrocínio para ajudar com custos como construção de protótipos, camisetas e viagens.

A intenção é promover uma formação transversal ao longo da Educação Básica. “Os alunos interiorizam essa formação. Conforme a faixa etária, vão evoluindo em conceitos que são estruturantes. O empreendedorismo não é necessariamente para você ser empresário, pode ser utilizado para a vida”, explica Núbia Rosa, coordenadora de Educação do Sesi-DF.

No início de cada ano letivo, os alunos aprendem sobre economia, negócios, marketing e recursos humanos. Nos meses seguintes, pensam em possíveis produtos inovadores, com utilidades práticas e sustentáveis, viáveis economicamente. Então, escolhem os diretores e o presidente da empresa, criam a marca e o nome do produto. Definem as metodologias de fabricação, a estratégia de venda e como será feita a captação de recursos. Os projetos fazem parte do planejamento escolar da rede e são de participação obrigatória.

Em 2019, o Sebrae atua com alunos do Ensino Fundamental, por meio do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos. A ideia é inseri-los no mundo do empreendedorismo com atividades lúdicas, em que eles precisam abrir empresa e identificar oportunidades. “É um projeto que percorre todo o Ensino Fundamental e a cada ano letivo a criança vivencia uma área de atuação, assim vai convivendo com uma variedade de coisas e tendo uma percepção diferente desse empreender, que tem todo um conceito por trás. Cada ano trabalha um tema ou livro e os professores são capacitados para atuar por meio de material didático”, afirma Núbia Rosa.

Em 2019, a Junior Achievement concentra as ações nos alunos do Ensino Médio, com uma formação diversificada. A 1ª série vai trabalhar o Líder Comunitário na perspectiva empreendedora, de projetos, postura e trabalho de equipe. Os estudantes da 2ª série estarão com o tema Gerenciamento de Projetos, enquanto os da 3ª série vão ter como enfoque o Conectando o Amanhã.

Cada escola do Sesi-DF organiza feiras ou atividades acadêmicas para apresentar o resultado dos projetos após meses de dedicação. Veja como foi a conclusão das atividades em 2018.

Texto: Aline Roriz
Foto: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

vira vida botao site

SESI Botao Sesi lazer e esporte 240x200px