Sesi-DF leva projeto de robótica à terceira edição do Brasília Mais TI

Brasília TI Foto MoacirEvangelista12112019 O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) participou nesta terça-feira, 12 de novembro, da terceira edição da Mostra de Tecnologia Brasília Mais TI, na Câmara Legislativa. No estande da instituição, alunas e um professor da escola de Taguatinga apresentaram ao público o projeto Controlador Específico de Consumo de Água Residencial (Cecar).

Organizada pelo Sindicato das Indústrias da Informação do DF (Sinfor-DF), em parceria com outras entidades representativas do segmento, a mostra tem o objetivo de apresentar o potencial de soluções multilaterais por meio da tecnologia e de discutir ideias que impulsionem o setor. O evento reúne anualmente representantes do setor produtivo e do governo local, empresários e estudantes.

Neste ano, o tema foi O Papel Essencial da TI na Cidadania e na Construção do Futuro. “Aliada à ciência, a tecnologia garante qualidade de vida e longevidade humana. Daí a necessidade de inovar os produtos e os serviços para transformar a rotina das pessoas”, disse o presidente do Sinfor-DF, Ricardo Caldas, durante a abertura do encontro, pela manhã. Ele ressaltou a importância de o Executivo e o Legislativo apoiarem políticas públicas que incentivem a inovação, “que favorece o desenvolvimento social e econômico de Brasília”.BrasíliaTI Foto MoacirEvangelista12112019 49

O presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente (MDB), afirmou que o órgão é o espaço para discutir investimentos e projetos para o setor. “De forma transparente e democrática, os empresários apresentam suas demandas e nós, do setor público, ouvimos as necessidades, para assim definir as prioridades.” Ele destacou a vocação do DF para serviços de tecnologia e como ela contribui para o atendimento à sociedade, ao falar da digitalização dos processos internos da própria Câmara. Prudente adiantou que, a partir do ano que vem, o parlamento local contará com painel eletrônico.

Assim como o Sesi-DF, o Serviço Nacional da Indústria do Distrito Federal (Senai-DF) foi patrocinador do evento. A Federação das Indústrias do DF (Fibra) foi um dos apoiadores. Na abertura, o 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, representou as três instituições e destacou o compromisso de apoiar ações que explorem o conhecimento e a experiência da indústria local. “A iniciativa do Sinfor é de tornar a capital federal uma cidade inteligente e para isso a entidade conta com o suporte de consultorias e da educação do Sesi e do Senai”, disse.

BrasíliaTI Foto MoacirEvangelista12112019 63Cecar

O Sesi-DF participa da programação do Brasília Mais TI desde a primeira edição, em 2017. Neste ano apresentou o projeto Cecar, dispositivo que pode ser instalado em qualquer saída de água de uma residência. Um sensor de fluxo mede a vazão e possibilita o monitoramento online para controle do consumo.

“A ideia surgiu para conscientizar as pessoas sobre o uso exagerado da água. Apresentá-la a profissionais de tecnologia enriquece nosso conhecimento, pois podemos ouvir sugestões de aperfeiçoamento”, contou Gabrielly Borges, de 16 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio. Ela fez parte da equipe Albatroid, que desenvolveu o projeto para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League.

A mostra

A programação de hoje foi organizada em cinco painéis: Como a Tecnologia Alavanca o Desenvolvimento das Cidades?, Talentos de TI – Oferta versus Demanda, O Futuro Mediado pela Tecnologia, A TI na Gestão Governamental e Juntos Somos Mais! Houve ainda estandes de empresas do segmento.

Texto: Dayane dos Santos
Fotos: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2