Animação e parceria marcam primeiro dia do Torneio de Robótica

robotica torneioregional df sesi df

Começou hoje (24) a etapa regional do Torneio de Robótica da First Lego League (FLL), com a participação de 140 crianças e adolescentes divididos em 14 equipes. A disputa, no Sesi Taguatinga, se encerra neste sábado (25). As provas serão das 9 às 16 horas e a cerimônia de encerramento está marcada para as 16h30. As três equipes mais bem colocadas garantirão vagas no torneio nacional, que será em Curitiba (PR), de 16 a 18 de março.

Dentro dos pits de competição e na mesa do desafio do robô, a solidariedade e as parcerias são constantes. Uma das categorias de avaliação é a chamada Core Values, que verifica se os alunos trabalham em equipe e sua capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico. O “fair play” é levado a sério e conta pontos.

“Essa exigência de aprender a trabalhar em equipe é muito boa. Foi uma mudança de vida para mim. Eu era muito individualista e agora aprendi a lidar até com as dificuldades dos meus colegas durante os treinos”, afirma Lara Brito, de 16 anos, da equipe Ohana, do Sesi Sobradinho.

Marca registrada do torneio, realizado em 78 países, as fantasias e os adereços são um atrativo a mais. Tornam a identificação dos competidores mais fácil em meio aos visitantes. Os alunos da equipe Megazord, do Sesi Gama, por exemplo, disputaram vestidos de Power Rangers. “Apesar de não somarem pontos na competição, as fantasias são uma forma de chamar a atenção dos visitantes para que conheçam os projetos desenvolvidos pelos alunos e se interessem pelas soluções apresentadas”, explica o coordenador de Robótica do Sesi-DF, Atos Reis.

Temporada 2017/2018

O tema Hydro Dinamics (hidrodinâmica, em inglês) foi escolhido pela FLL para os desafios da temporada 2017/2018. As equipes têm de apresentar soluções para a forma como a água é encontrada, transportada, usada ou descartada.

Além de Core Values, os competidores são avaliados em três categorias. O Projeto de Pesquisa indica o problema e a solução inovadora que a equipe identificou durante o processo de pesquisa do tema da temporada. No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes vão colocar os robôs feitos de Lego – todos previamente programados por eles – para cumprir missões em uma mesa com desafios comuns a todos os participantes.

As equipes

O Sesi-DF está representado por sete equipes – Legofield, Megazord e Lego of Olympus, do Gama; Bisc 8 e Ohana, de Sobradinho; e Albatroid e Lions Bots, de Taguatinga.

O DF tem mais cinco times no regional: a Poseidon representa o Mackenzie, do Lago Sul; a Power Robots e a Robô Blocks são do colégio CCI, de Samambaia; e a Lego Sailors e a Crazy Robotic’s são do Centro de Ensino Fundamental Sargento Lima, na Vila Naval, em Santa Maria. Também buscam vaga no torneio nacional as equipes Retry, de Vitória (ES), e Visão, de Formosa (GO).

robotica torneioregionaldf albano abertura sesi df

Cerimônia de abertura

Na manhã do primeiro dia de provas, foi realizada a cerimônia de abertura da competição. A solenidade teve início com a apresentação do Hino Nacional percussivo, feita pela equipe da 12ª turma do ViraVida no DF. O ViraVida é um programa do Conselho Nacional do Sesi que atende jovens em situação de extrema vulnerabilidade social.

O torneio foi aberto pelo superintendente do Sesi-DF, Albano Esteves de Abreu. “A família Sesi está em festa, porque promover um evento em que a disputa é de conhecimento e de assimilação da informação é muito importante para o desenvolvimento desses jovens.”

É a primeira vez que Brasília é sede de uma etapa regional do torneio da FLL. A cidade já recebeu as fases interescolar e nacional. Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL no Brasil.

Segundo dia

Neste sábado (25), será o segundo e último dia do Torneio Regional de Robótica FLL, temporada 2017/2018. O evento, das 9 às 16 horas, é aberto ao público. O Sesi Taguatinga fica na QNF 24, Área Especial, Taguatinga Norte.

Texto: Aline Reis e Marcus Fogaça
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)