Sesi Gama receberá da CGU prêmio de escola-cidadã

O Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi premiado no 9º Concurso de Desenho e Redação do Ministério da Transparência e Fiscalização e da Controladoria-Geral da União (CGU). O Sesi Gama é uma das três instituições de ensino vencedoras da categoria escola-cidadã. A entrega da premiação será em 7 de dezembro, no auditório do Banco Central, às 10h, durante evento especial em comemoração ao Dia Internacional contra a Corrupção.

Com o tema Todo Dia é Dia de Cidadania, o objetivo da iniciativa foi despertar o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses assuntos nos ambientes educacionais. O concurso foi direcionado a estudantes matriculados em escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Cerca de 370 mil alunos e de 7 mil professores concorreram com seus trabalhos. Foram premiados os três melhores de cada série. Do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, eles participaram com desenhos; para os alunos do 6º ano do Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos, a avaliação foi por meio de redação. Já as instituições que se inscreveram na categoria escola-cidadã tiveram de apresentar um plano de mobilização.

As escolas precisaram desenvolver estratégias para debater o tema do concurso com os alunos por meio de atividades conduzidas no ambiente escolar. No Sesi Gama, foi criada uma peça teatral com bons exemplos de cidadania e demonstrado o projeto Picolé Para Todos, em que foi colocado um freezer com picolés no pátio do colégio e quem quisesse comprar deveria pegar a guloseima e depositar o dinheiro na urna.

As experiências foram relatadas em formulário, acompanhado de vídeos ou fotos (assista abaixo ao vídeo enviado pelo Sesi Gama). O julgamento levou em conta a pertinência ao tema, a criatividade e a efetividade das ações de mobilização desenvolvidas pela escola.

Com o resultado, o Sesi Gama vai receber a placa de escola-cidadã e um notebook para ser utilizado nas atividades do colégio.

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra 
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)