Robótica faz parte da programação da Mostra de Tecnologia Brasília mais TI

As equipes de robótica das unidades do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) estão exibindo em um estande da Mostra de Tecnologia Brasília mais TI projetos desenvolvidos para torneios com peças de Lego e robôs. O objetivo é sensibilizar o público sobre a importância da tecnologia na educação. A programação começou na terça-feira (5) e vai até quinta-feira (7), das 8 às 18 horas, na Câmara Legislativa.

A mostra, cujo tema é a importância da tecnologia da informação na recuperação da economia, reúne palestras, painéis e estandes de produtos e serviços. A organização é do Sindicato das Indústrias da Informação do Distrito Federal (Sinfor-DF) e da Câmara Legislativa, com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF) e do Sistema Fibra.

De acordo com a professora de matemática Karina David, a robótica, parte do currículo regular do Sesi-DF a partir do 6° ano do Ensino Fundamental, é uma ferramenta a mais na metodologia de aprendizagem. Também é oferecida como disciplina extra no contraturno. “Possibilita maior interação com os estudantes, além de ser fundamental no processo criativo e de raciocínio lógico”, explica.

Para Bruna Viana, de 14 anos, integrante da equipe Lions Bots, de Taguatinga, expor o projeto em um evento como a Mostra de Tecnologia Brasília mais TI é ter o reconhecimento do esforço e da dedicação. “O grupo trabalhou duro para desenvolver o desafio e é gratificante poder exibir o resultado final.”

Programação

Nesta quarta-feira (6) o estande fica por conta da equipe Bisc 8, do Sesi Sobradinho, ganhadora da categoria Core Values do Torneio Regional de Robótica First Lego League (FLL), que verifica se os alunos trabalham em equipe e avalia a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico dos competidores.

Já na quinta-feira (7) será a vez da Legofield, do Sesi Gama, que também participou do torneio e foi classificada para etapa nacional, que vai ser em Curitiba (PR), de 16 a 18 de março. Além disso, a equipe recebeu premiação na Champion’s Award, dada às três equipes que melhor incorporam o espírito e a experiência da FLL.

Os interessados em visitar a mostra podem se inscrever na recepção do evento, no foyer do plenário. A entrada é gratuita.

Texto: Dayane dos Santos

Fotos: Hélio Montferre