Escola de Robótica do Sesi Gama está aberta à comunidade

escola de robotica cristiano costa gama

Estão abertas as inscrições para a Escola de Robótica do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), na unidade do Gama. As atividades estão disponíveis para crianças e adolescentes da comunidade que cursam do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio. São dois encontros semanais – segundas e quartas ou terças e quintas-feiras, das 13h30 às 15h10. As aulas começam em 5 de fevereiro, mas as inscrições estão abertas enquanto houver vagas.

Na Escola de Robótica, os participantes são estimulados em áreas do conhecimento como Química, Física, Matemática, Engenharias e novas tecnologias, sob a orientação de professores de disciplinas exatas e humanas. “A robótica é aliada dos pais e dos alunos, pois fortalece a capacidade de inovação, a criatividade e o raciocínio lógico, inspirando os jovens estudantes”, explica a coordenadora pedagógica do Sesi Gama, Elisangela Machado.

Além de construir e de programar robôs com peças de Lego, os jovens são estimulados a realizar pesquisas, indicando um problema e uma solução inovadora baseados no tema da temporada corrente da First Lego League (FLL), programa internacional de exploração científica para que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades de ciência e tecnologia. Parte do programa é um torneio em equipes. Na temporada 2017/2018, o tema é a dinâmica da água.

Os estudantes são orientados a pensar em projetos visuais e a trabalhar juntos, conceitos estimulados nas competições da FLL. Eles recebem da equipe do Sesi acompanhamento psicológico para aprender a atuar sob pressão e em equipe.

Os participantes da Escola de Robótica do Sesi-DF são incentivados a participar do Torneio de Robótica FLL e de outras disputas. Para competir, precisam se organizar em equipes. Os times do Sesi-DF não precisam se preocupar com o material pedagógico, como mesa de competição, peças para montar os robôs e o tapete com os desafios – a instituição dá todo o suporte.

A mensalidade custa R$ 144 e as aulas vão até novembro. Para outras informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente: (61) 4042-6565.

Robótica no Sesi-DF

Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição estadunidense First (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o grupo dinamarquês Lego Education. Desde então, as três escolas do Sesi-DF (Gama, Sobradinho e Taguatinga) oferecem a todos os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental a opção de fazer robótica no contraturno das aulas regulares.

Torneio nacional

A temporada 2017/2018 da FLL tem como tema Hydro Dinamics (hidrodinâmica, em inglês). Uma equipe do Sesi Taguatinga (Albatroid) e três do Sesi Gama (Legofield, Lego of Olympus e Megazord) vão levar a bandeira do Distrito Federal a Curitiba (PR), de 16 a 18 de março, para competir na etapa nacional. Os times têm até dez integrantes, de 9 a 16 anos, e até dois técnicos adultos. Estudantes de todo o mundo estão desenvolvendo projetos que abordam a maneira como se lida com a água. As equipes têm de apresentar soluções para a forma como o recurso é encontrado, transportado, usado ou descartado. Na última temporada (2016/2017), a Legofield conquistou o segundo lugar do Aberto Europeu de Robótica de Robótica, realizado em Bath, no Reino Unido.

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)