Estudantes do Sesi-DF visitam o 8° Fórum Mundial da Água

forum mundial da agua alunos do sesi df

Alunos do 3° e do 7° ano do Ensino Fundamental do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), respectivamente das unidades de Taguatinga e do Gama, passaram a tarde dessa terça-feira (20) na Vila Cidadã do Fórum Mundial da Água, no estacionamento do Estádio Nacional da Brasília Mané Garrincha. As crianças e os adolescentes conheceram projetos, participarem de atividades interativas e assistiram a apresentações artísticas.

Cerca de 170 estudantes inauguraram o ciclo de visitações das escolas do Sesi-DF, que vai até sexta-feira (23), quando também se encerra a programação. No espaço Green Nation, os alunos menores fizeram um percurso de atividades sensoriais que passava por estações como a Antártica, o Submarino, a Asa-Delta e a Floresta do Mar. Matheus Barbosa (foto), de 9 anos, disse que as atividades mostram o quanto a água é importante e o papel dela para a vida. “Ao mesmo tempo em que aprendemos sobre como cuidar da água, podemos nos divertir e brincar.” forum mundial da agua matheus sesi df

Para a coordenadora pedagógica do Sesi Taguatinga Sonimar Castro, o evento é uma boa forma de mostrar aos alunos o que eles aprendem no dia a dia. “O fórum é o espaço de culminância entre o que repassamos em sala de aula e a realidade do nosso mundo”, afirma.

Palestra sobre primeiros socorros e acidentes domésticos, do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal; exposição de animais taxidermizados (empalhados), do Jardim Zoológico de Brasília; jogo interativo sobre como reciclar e diferenciar o lixo, do Serviço de Limpeza Urbana; e jogos sobre o trânsito, do Departamento de Trânsito do DF (Detran) também fazem parte da programação.

A Vila Cidadã é a área gratuita do Fórum Mundial da Água e fica aberta até esta sexta-feira (23), das 9 às 21 horas. É indicado, para evitar filas, fazer credenciamento prévio no site do evento, mas o visitante também pode se registrar na hora.

Robótica

As sete equipes de robótica do Sesi-DF – Legofield, Lego of Olympus e Megazord, do Gama; Bisc 8 e Ohana, de Sobradinho; e Albatroid e Lions Bots, de Taguatinga – participam do Fórum Mundial da Água com a exposição dos projetos desenvolvidos para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). São maneiras de reduzir o consumo do recurso e de reaproveitá-lo. As equipes se revezam em um estande.

A troca de experiências entre participantes e convidados enriquece o aprendizado e a difusão do ensino da robótica. “As pessoas vêm até o nosso estande por causa das peças de Lego e acabam se encantando pelo o que elas podem se tornar. É incrível”, conta sorridente Thalles Yucatán, de 16 anos, da equipe Lego of Olympus – considerada a mais inovadora entre as 83 que disputaram o Torneio Nacional de Robótica FLL

Sala de Leitura

Ao longo do ano letivo de 2017, os alunos das séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio do Sesi-DF fizeram trabalhos relacionados à água, por meio do projeto Sala de Leitura, da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). O objetivo foi despertar o espírito investigativo, estimular a leitura crítica, promover debates e provocar mudanças na cultura de proteção e conservação da água, do solo e do meio ambiente, além de preparar os estudantes para o 8° Fórum Mundial da Água.

Assuntos como o papel da água no aquecimento global, a importância das matas para a segurança hídrica e a escassez do recurso foram abordados em sala de aula, por meio de textos jornalísticos. Ao final, os alunos responderam a um questionário de avaliação sobre o projeto e receberam cartilhas para compartilhar com a família.

Dando continuidade à ideia inicial do projeto, a unidade do Gama passou um dever de casa aos alunos que visitarem o fórum: escolher uma solução inovadora e compartilhar com os colegas. “A problemática da água vai além do que discutimos em sala de aula e eles devem estar atentos ao que há de inovação e ao que podemos adotar na nossa instituição”, conta a coordenadora pedagógica do Sesi Gama Cristiane Castro.

Veja aqui a galeria de imagens.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra