Conheça os serviços de SST do Sesi-DF
- Detalhes
- Publicado: Sexta, 27 Abril 2018 17:53
A data de 28 de abril marca o Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho e o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. O momento serve para reforçar as ações de preservação da saúde e da integridade física no ambiente profissional. As datas foram instituídas em 2003 pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em homenagem às 78 pessoas que morreram na explosão de uma mina no estado norte-americano de Virginia em 28 de abril de 1969. No Brasil, o dia foi oficialmente declarado em 2005, pela Lei nº 11.121.
Assessorando empresas, o Serviço Social da Indústria (Sesi-DF) é referência na prestação de serviços de Saúde e Segurança do Trabalho (SST). Pela quinta vez, o Sesi foi a marca mais lembrada entre as que estão no segmento no prêmio Top of Mind 2017 da Revista Proteção, publicação especializada no tema, que avalia entidades desde 1996.
No ano passado, o Sesi-DF atendeu 13.259 trabalhadores de 1.499 empresas em ações de SST. Nacionalmente, foram mais de 4 milhões atendimentos.
Os serviços incluem ações de prevenção de acidentes e de melhoria das condições de trabalho, de prevenção de doenças ocupacionais, de promoção da integridade física e psicológica do trabalhador, de aumento da produtividade e de redução de custos com absenteísmo (falta habitual). As ações de prevenção são recomendadas a qualquer organização. Para alguns segmentos, como a construção de civil e o setor de movelaria, elas são uma obrigação legal, de acordo com normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho.
Conheça alguns desses serviços:
PPRA e PCMSO: preservando a saúde do trabalhador
Entre os principais produtos oferecidos, de acordo com as normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho, estão o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).
Criado em 1994, por meio da NR 9, o PPRA visa a preservar a saúde e a integridade física dos funcionários mediante antecipação, reconhecimento, avaliação e controle dos riscos ambientais relacionados à função, a fim de melhorar a produtividade e as condições de trabalho.
Em complementação ao PPRA, há o PCMSO, previsto na NR 7. O objetivo é criar e manter uma cultura de prevenção, promoção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde dos empregados.
Previdência Social: PPP e LTcat
Uma das ações mais procuradas pelas empresas é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), que consiste em um documento histórico laboral e individual do trabalhador relativo à exposição a agentes nocivos químicos, biológicos ou físicos, além de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física. O PPP está previsto no Decreto nº 4.032, de 2001, e é destinado a atender às instruções normativas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Relacionado à aposentadoria, o Sesi também oferece o Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho (LTcat), previsto na Lei nº 8.213, de 1991, e no Decreto nº 3.048, de 1999. O documento tem finalidade previdenciária no requerimento de aposentadoria especial em consequência do ambiente de trabalho ou em razão de um acidente, entre outros casos.
NR 15 e NR 16: Insalubridade e Periculosidade
Outro serviço disponível é a produção de laudos de insalubridade e de laudos de periculosidade, que visam a concluir, mediante exame, vistoria, indagação, investigação ou avaliação, se existem condições insalubres ou perigosas, ou se há exposição a agentes nocivos, de acordo com as Normas Regulamentadoras nº 15 e nº 16 do Ministério do Trabalho.
Análise Ergonômica do Trabalho: conforto e eficiência
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) tem como objetivo avaliar as condições de trabalho e identificar os riscos ergonômicos dos objetos, do posto de trabalho ou do próprio profissional. Esse mapeamento resulta na confecção de um laudo, que expõe a situação do ambiente e recomenda as intervenções ou adaptações necessárias a fim de proporcionar o máximo de conforto e de segurança ao trabalhador.
Ginástica Laboral: vida saudável no ambiente de trabalho
A ginástica laboral traz diversos benefícios, como melhorar o relacionamento entre equipes e promover relaxamento mental e muscular, além de minimizar doenças ocupacionais, como Lesão por Esforço Repetitivos (LER) e Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho (Dort). As atividades são na própria organização, durante pequenas pausas no expediente, nas quais os profissionais do Sesi orientam sobre a importância de práticas saudáveis, ensinam exercícios físicos e realizam dinâmicas de integração. As ações são programadas de acordo com as características de cada empresa e com as atividades exercidas pelos funcionários.
Para mais informações sobre os serviços oferecidos pelo Sesi-DF na área de SST, entre em contato com a Central de Atendimento do Sistema Fibra pelo telefone (61) 4042-6565.
Texto: Aline Porcina
Fotos: Cristiano Costa
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra