Vira Vida no DF integra a Frente pela Educação em Direitos

Na tarde de quarta-feira (13), a Defensoria Pública do Distrito Federal, por meio da Escola de Assistência Jurídica, lançou a Frente pela Educação em Direitos. O objetivo é a promoção e a divulgação de atividades voltadas para a socialização de conhecimento jurídico básico. O programa Vira Vida do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) integra o grupo.

frente pela educacao em direitos viravida sesiA iniciativa reúne órgãos, entidades civis e instituições particulares em prol da educação em direitos. Na cerimônia de lançamento, na sede da Defensoria Pública, os parceiros assinaram um protocolo coletivo de intenções, que acolhe textos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação e da Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro, além de artigos da Constituição Federal e do Estatuto da Criança e do Adolescente.

O documento orienta a implantação, o acompanhamento, a participação e a avaliação das atividades e a reponsabilidade de garantir, social e pedagogicamente o atendimento das necessidades de educação.

A defensora pública-geral do DF, Maria José Silva, destacou que a sociedade tem o dever de acolher aqueles que mais necessitam. “A educação é a ferramenta mais poderosa para mudar o mundo, e o projeto casa com essa ideia, de estabelecer um trabalho em conjunto.”frente pela educacao em direitos viravida sesi

Um dos focos da Frente pela Educação em Direitos é mudar o cenário da cultura da informação, da cidadania e da dignidade da pessoa humana com ações integradas entre as entidades. “Aderimos à frente com a intenção de termos mais um mecanismo de quebrar paradigmas e de conscientizar as pessoas sobre a valorização da vida”, afirma a coordenadora do Vira Vida no DF, Cida Lima (foto).

O Vira Vida resgata jovens em situação de risco e de extrema vulnerabilidade social, proporcionando-lhes educação básica, educação profissional, direitos de saúde, cultura, esporte e lazer, elevação da autoestima e fortalecimento de vínculos. O objetivo principal é a inclusão social e produtiva dos jovens atendidos

Integrantes da Frente pela Educação em Direitos

Associação da Carreira Auditoria Tributária do DF

Associação de Defensores Públicos do DF

Associação dos Conselheiros Tutelares do DF

Associação dos Magistrados do DF

Associação dos Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do DF

Centro de Apoio ao Surdo

Comunhão e Direito

Controladoria-Geral do DF

Defensoria Pública do DF

Espaço Mege

Instituto Brasileiro de Educação em Direitos e Fraternidade

Instituto de Direito Público

Observatório Social de Brasília

Pastoral do Menor de Brasília

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional

Secretaria da Fazenda do DF

Secretaria de Educação do DF

Secretaria de Políticas para Crianças, Adolescentes e Juventude

Secretaria-Adjunta de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos

Sindicato da Carreira de Auditoria Tributária do DF

Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

Vira Vida DF

Veja mais imagens do evento no link.

Texto: Dayane dos Santos
Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra 

Pesquisar

acordo de cooperacao beneficiarios 01