Sistema Fibra participa de programação do Abril Verde

O auditório do Centro Integrado Sesi e Senai, no Setor Comercial Norte, foi palco de discussões sobre saúde e segurança do trabalho (SST). Na sexta-feira (26), um seminário encerrou as atividades em alusão ao movimento Abril Verde, que coloca o assunto em pauta durante o mês. O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é 28 de abril.

O seminário foi organizado por integrantes do Grupo de Trabalho Interinstitucional (Getrin 10), do qual faz parte o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal. Fabiana Mouzinho, coordenadora de Saúde e Segurança na Indústria do Sesi-DF, falou da importância da atuação de profissionais da área no cumprimento de normas regulamentares e na promoção da saúde do trabalhador. “Este é um dia de trazer a reflexão sobre a responsabilidade do nosso trabalho e o impacto das ações que podemos realizar”, disse.

26 04 2019 abril verde foto victor hugo pessoa

A interlocutora do Sesi Viva+ no DF, Juliane Rakowicz, apresentou a plataforma aos participantes do seminário. A ferramenta foi criada para facilitar o acesso e o gerenciamento de informações sobre saúde e segurança dos trabalhadores de empresas de qualquer segmento e de qualquer porte. “O Sesi Viva+ traz inteligência para que as empresas ofereçam ambiente seguro e saudável aos trabalhadores, por meio de indicadores e de ações de promoção da saúde. Sabemos que 25% das informações do eSocial são sobre saúde e segurança; é nesse ponto que o Sesi atua e apoia as empresas.”

O eSocial é um sistema do governo federal que vem sendo gradativamente implementado e estabelece um novo momento nas relações entre empregadores, empregados e governo. Permite a fiscalização online de informações de folha de pagamento, previdenciárias, do FGTS e de SST.

Três dias de evento

Entre as atividades de sexta-feira também houve apresentação sobre o futuro do trabalho diante de temáticas como automação, robótica e inteligência artificial, demografia e alterações climáticas. Foram apresentadas ainda informações sobre a edição de 2019 da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, que ocorre em todo o País, de abril a novembro. O tema deste ano é Gestão de Riscos Ocupacionais — O Brasil contra acidentes e doenças do trabalho. As atividades são coordenadas pelo Ministério da Economia.

Em 24 e 25 de abril, quatro minicursos fizeram parte da programação, com discussões sobre questões como SST em alturas e segurança em instalações e serviços em eletricidade.

26 04 2019 simulacao senai gama foto victor hugo pessoa 2

Simulação no Senai Gama

Outra ação referente ao Abril Verde ocorreu na escola do Gama do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), também na tarde de sexta-feira (26). Alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho realizaram atividade prática de resgate e salvamento. Com supervisão e orientação de instrutores, foi feita uma simulação de montagem de linha de combate a incêndio e retirada de vítimas.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho é rememorado em 28 de abril pela Organização Internacional do Trabalho desde o início dos anos 2000. O objetivo é conscientizar empregadores e trabalhadores sobre a importância da cultura de prevenção de acidentes e de doenças profissionais. No Brasil, pela Lei nº 11.121/2005, a data foi instituída como Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

[Atualização em 7 de maio, às 9h45: Diferentemente do informado, o auditório do Centro Integrado Sesi e Senai sediou apenas um dos dias de evento]

Veja aqui a galeria de imagens do seminário.

Veja aqui a galeria de imagens da simulação. 

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

vira vida botao site

SESI Botao Sesi lazer e esporte 240x200px