Sesi-DF levará projeto Superalimento a evento internacional

leticia marques superalimento foto helio montferreO projeto Superalimento, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), será apresentado no encontro GapSummit 2019, de 16 a 20 de junho, em Cambridge, nos Estados Unidos. O GapSummit é a principal cúpula global de biotecnologia, que reúne líderes mundiais para discutir desafios e inovações na área.

A ideia vem sendo desenvolvida em conjunto desde abril de 2018 por duas profissionais do Sesi-DF: a analista técnica Letícia Marques (foto), do Sesi Brasília, e a nutricionista Débora Castilho, da Central de Produção de Alimentos (CPA), que é a gestora do projeto. A iniciativa é financiada pelo Departamento Nacional do Sesi.

O objetivo do Superalimento é o aumento da ingestão de micronutrientes (vitaminas e minerais) por meio do reaproveitamento de alimentos orgânicos. “Normalmente, consideram-se comestíveis apenas partes de alguns alimentos, como a polpa de um abacaxi, e não se consome a casca”, explica Letícia, que apresentará o trabalho no exterior.

O projeto consiste no recolhimento de resíduos orgânicos da CPA, a exemplo de sementes, cascas e talos, que são processados em seguida. “A tecnologia que estamos desenvolvendo com a Embrapa [Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária] resultará em uma substância com alto poder de absorção pelo organismo. Pretendemos fazer diferentes testes com ele na produção de receitas”, detalha Letícia.

Trabalhadores da CPA participarão do estudo. “Faremos a análise da saúde como um todo antes e depois do consumo, com avaliações médica e nutricional. Também durante o consumo do produto eles participarão de ações de educação alimentar e nutricional”, explica Débora.

No GapSummit 2019, Letícia Marques participará do grupo cadeias de valores agrícolas e também apresentará a iniciativa Horta Escolar Inteligente, do Sesi-DF, cujo objetivo é a educação ambiental por meio da prática da construção e da manutenção de um espaço verde.

Texto: Samira Pádua
Foto: Helio Montferre/Sistema Fibra