Sesi-DF forma primeiras turmas do Novo Ensino Médio

Novo ensino médio 2 FotoMoacirEvangelista01122021Com a proposta educacional voltada a propiciar aos estudantes formação integral, preparando-os para o mercado de trabalho e para a academia, o Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) formará, este ano, as cinco primeiras turmas do Novo Ensino Médio da instituição. Cento e dois alunos concluirão a última etapa da educação básica neste novo modelo ensino. A cerimônia de formatura ocorrerá em 19 de dezembro.

“Sairei com uma experiência surreal. Acredito que, se eu tivesse feito o antigo ensino médio, não estaria com o conhecimento e a habilidade que eu tenho hoje”, conta o jovem João Marcos de Oliveira Santos, de 18 anos. Paralelamente à formação geral no Sesi Gama, ele cursou o ensino técnico em Eletrotécnica pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF).

No Novo Ensino Médio, a principal mudança é que não há mais disciplinas, e sim em áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática e suas Tecnologias, além do ensino técnico-profissionalizante ou do aprofundamento em uma área do conhecimento.

No Sesi, a organização curricular é integrada ao Senai e o currículo é voltado para o mundo do trabalho. “É muito mais dinâmico, traz muitas atividades práticas e dá muito mais liberdade para trabalharmos da nossa forma; eu acredito que isso ajuda muito”, destaca João Marcos.

Colega de aula, João Vinícius de Lima Nunes, de 17 anos, concorda que a integração facilita o aprendizado. “As aulas conversam entre si. Quando estamos trabalhando em um conteúdo no Sesi, o professor do Senai começa um conteúdo parecido. Isso é muito legal”, afirma o jovem, que pretende ser engenheiro elétrico e acredita que a formação técnica adquirida o ajudará na carreira.

A integração citada pelos estudantes é detalhada pelo instrutor da área de Energia GTD (geração, transmissão e distribuição) do Senai-DF Evanildo Santos: “Temos um grupo de trabalho entre o Sesi e o Senai e estamos sempre em contato. Quando professores do Sesi trabalharam eletromagnetismo, por exemplo, trabalhamos aqui o mesmo assunto com máquinas elétricas e os alunos puderam enxergar o eletromagnetismo na prática”.

Sarah Geovanna Lopes Sanches 2 18 anos FotoMoacirEvangelista01122021Na visão da também estudante do Sesi Gama, Sarah Geovanna Lopes Sanches, de 18 anos, a estrutura de ensino no novo modelo ajuda na compreensão de questões em testes para o ingresso no ensino superior, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “É como se a gente já entrasse sabendo como vai ser, pela preparação que temos aqui”, afirma, sobre a divisão por áreas do conhecimento.

Ela também optou pelo curso Técnico em Eletrotécnica como itinerário formativo. “Hoje em dia, é exigido muito no nosso currículo e as qualificações ajudam ainda mais na hora de conseguir uma vaga de emprego”, analisa.

Aluno como protagonista na construção do conhecimento

No Novo Ensino Médio, o objetivo é que o aluno seja protagonista e autor do processo de construção do conhecimento e o professor, mediador e facilitador do desenvolvimento das habilidades. A formação para o mercado de trabalho é parte desse processo.

Na primeira série, independentemente da escolha entre ensino técnico-profissionalizante ou aprofundamento em uma área do conhecimento, todos os estudantes da Rede Sesi-DF de Educação têm na grade curricular o módulo Mundo do Trabalho.

Nele, há o desenvolvimento de raciocínio lógico, do autoconhecimento, de competências socioemocionais e de lógica de programação, além da estruturação de um projeto de vida e carreira.

“É uma oportunidade para o aluno conhecer as possibilidades do mercado, como as profissões que estão ligadas à Indústria 4.0, para que depois ele consiga identificar o caminho que quer seguir e traçar um projeto com base nas escolhas que fez”, explica a gerente executiva de Educação do Sesi-DF e do Senai-DF, Valéria Silva, ao falar sobre a integração entre a formação profissional e a educação básica.

Eletrotecnico Novo ensino medio foto Evanildo Santos

Novo Ensino Médio

Ao alterar a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, a Lei nº 13.415/2017 estabeleceu mudanças na estrutura do Ensino Médio, como a ampliação da carga horária (de 2,4 mil para 3 mil horas) e a possibilidade de os estudantes escolherem em quais áreas desejam aprofundar os estudos. Também houve a divisão do conteúdo por áreas do conhecimento.

Em 2018, o Ministério da Educação aprovou a Base Nacional Comum Curricular, que traz orientações para os currículos das escolas públicas e privadas do Brasil, além de permitir que as instituições elaborem projetos pedagógicos com autonomia e apliquem técnicas de ensino com interdisciplinaridade. Atualmente, a obrigatoriedade do novo formato de educação será a partir em 2022.

Na Rede Sesi de Educação, as mudanças começaram a ser discutidas nacionalmente em 2016. Em 2018, foi adotado um projeto-piloto em cinco estados. No Distrito Federal, as três escolas (Gama, Sobradinho e Taguatinga) deram início ao Novo Ensino Médio em 2019, assim como instituições do Sesi em mais 13 unidades da Federação.

Para 2022, a Rede Sesi-DF de Educação ofertará cinco possibilidades de formação, que variam de acordo com a escola desejada:

Escola
Itinerário formativo
Gama
Ciências da Natureza
Eletrotécnica
Matemática
Sobradinho
Ciências da Natureza
Eletrotécnica
Informática Para Internet
Matemática
Taguatinga
Ciências da Natureza
Matemática
Rede de Computadores


Para saber mais sobre as escolas do Sesi-DF, marcar uma visita às unidades ou fazer a pré-matrícula, os interessados podem acessar o site www.sesidf.org.br.

Veja a galeria de imagens:
 

Sesi-DF forma primeiras turmas do Novo Ensino Médio

Texto: Samira Pádua
Fotos dos estudantes em sala: Moacir Evangelista/Sesi-DF
Foto das alunas em aula externa: Evanildo Santos
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

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