Albatroid tem 3º melhor projeto de inovação do Festival Sesi de Robótica

A grande final do 5º Festival Sesi de Robótica, na tarde deste sábado, 18 de março, foi emocionante para os estudantes do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) que participaram da competição. A equipe Albatroid, composta por seis alunos da escola de Taguatinga, ficou em terceiro lugar no pódio da categoria Projeto de Inovação da First Lego League (FLL) Challenge.

Nesta temporada, o grupo desenvolveu o projeto SOLAR — acrônimo para Sistema Otimizado de Limpeza Automática Rápida. A ideia é promover a lavagem automatizada de placas solares, em intervalos de tempo predefinidos, de forma a evitar a perda da eficiência do equipamento por sujeira. Entre os benefícios, está a diminuição do risco de acidentes em altura decorrentes do trabalho de limpeza dos equipamentos.

“É muito bom saber que todo o nosso trabalho, que tudo que a gente fez está sendo recompensado. Essa é uma experiência super nova e eu estou muito feliz com esse troféu!” disse, emocionado, o aluno Filipe William Nogueira, de 13 anos, que integra o time. Essa foi a primeira vez que ele participou de um torneio de robótica. Foram 100 equipes e 700 estudantes apenas na categoria em que ele competiu. “É uma experiência muito grande porque você aprende novas coisas, novas culturas, conversa com muita gente e tem um crescimento que fora do comum. É uma experiência de vida maravilhosa”, completou.

Além do troféu na FLL, a aluna Ana Júlia Pereira, da equipe Lobo Canindé, foi indicada ao prêmio Melhor Desempenho Feminino na competição F1 in Schools. A estudante de 15 anos de idade, aluna do Sesi-DF, foi reconhecida pela apresentação dos trabalhos da escuderia.

No Festival, que ocorreu de 15 a 18 de março no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, o Sesi-DF também foi representado pelas equipes Bono e Lego of Olympus, que competiram na FLL Challenge. Ao todo, 23 alunos da Rede Sesi-DF de Educação participaram das disputas.

“Em essência, a nossa intenção é que, além de ter uma formação propedêutica, tecnológica, o jovem consiga se perceber como um elemento de mudança, um elemento de alavancagem da nossa sociedade”, explica o superintendente do Sesi-DF, Marco Secco, que acompanhou a cerimônia de premiação. “Para que isso ocorra, envolvemos com a robótica o conceito da educação tecnológica, com ciência, tecnologia, engenharia, matemática e artes, de forma que o jovem tenha uma formação integral. Além disso, são desenvolvidos core values, que são todas as habilidades socioemocionais, para que o jovem desenvolva espírito de liderança, criatividade e capacidade de trabalho em equipe, todos elementos fundamentais em uma vida em sociedade.”18 3 2023 Festivel sesi de robotica Nacional 2023 Foto Victor Hugo Pessoa 2

Temporada Energize
A temporada 2022/2023 de competições de First teve como tema Energize, em que crianças e adolescentes de vários países foram convidados a reimaginar o futuro da energia sustentável. O tema também está relacionado ao sétimo objetivo de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), que busca assegurar o acesso à energia limpa.

Veja aqui o resultado das competições do 5º Festival Sesi de Robótica.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Veja aqui a galeria de imagens.

Grande final do 5º Festival Sesi de Robótica

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2