Entidades se unem para valorizar aposentados da construção civil

espaco convivencia seconci sesidf

Depois de anos de trabalho árduo em canteiros de obra, os aposentados da área da construção civil passam a contar, a partir desta quinta-feira (24/8) com um espaço de convivência, que oferece atividades culturais, de lazer e de qualidade de vida. A sede será no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mercado Mobiliário de Brasília (STICMB), na 706/707 Norte, e funcionará de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h.

A iniciativa é resultado da união do STICMB, do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Social da Indústria da Construção Civil do DF (Seconci-DF). O objetivo das entidades é promover momentos de vivência de atividades culturais, de lazer, qualidade de vida e sociais a esse público. Mais do que um espaço para os aposentados, a ideia é levar também a família desses trabalhadores para vivenciar tudo isso.

O Sesi-DF será responsável por todas as atividades culturais, de lazer e qualidade de vida oferecidas no espaço, disponibilizadas das 14h30 às 17h, às terças e quintas. A ideia é oferecer aulas de alongamento, música (canto e violão), entre outras. Trata-se de um trabalho assistencial de acolhimento do aposentado da construção civil e, consequentemente, da família.

A ideia é criar um ambiente gostoso e integrador para que os aposentados tenham referência de onde praticar atividade, bater um papo com o antigo colega, conquistar novas amizades e ter uma vida mais ativa. “A ideia de criar esse espaço é maravilhosa. Eu sou da área da construção civil e é com muita satisfação que conheço esse local que vai melhorar a qualidade de vida de tantos aposentados. O Seconci é uma entidade que complementa as atividades do Sesi e o faz muito bem”, disse Elson Ribeiro Póvoa, primeiro vice-presidente da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra).

O local recebeu o nome de Espaço de Convivência Edgard de Paula Viana, em homenagem ao ex-presidente e responsável pela fundação do Seconci-DF, que faleceu em dezembro de 2015. “Estamos realizando um sonho do nosso saudoso Edgar Viana. Este evento representa a verdadeira consciência social do empresário da construção civil. O Seconci-DF se enobrece ao estar em consonância com o artigo 1º da Constituição Federal na medida de dar dignidade à pessoa humana. Que os velhos guerreiros da construção civil sejam felizes nesse espaço que inauguramos”, afirmou o presidente do Seconci-DF, Deyr Corrêa.

O anfitrião, presidente do STICMB,Raimundo Salvador, deixou o convite a todos os aposentados da construção civil: “Queremos vocês aqui conosco, com vários eventos, área de lazer e cultura. Queremos esse espaço cheio dos nossos aposentados para que possamos absorver a experiência de todos eles. Aos nossos trabalhadores e aposentados, eu digo que venham, tragam suas esposas, para que a gente consiga fazer esse espaço cada vez maior”.

Atividades

O espaço vai funcionar de segunda a sexta, no período da tarde, e tem a expectativa de receber cerca de 50 aposentados semanalmente. Ao chegar no local, o primeiro passo será passar pelo acolhimento do serviço social.

Neste momento, a assistente social vai conhecer mais sobre a vida do cidadão e poderá ser a porta de entrada para muitos encaminhamentos, sejam eles, da área média ou jurídica. Com esse primeiro contato, será possível, por exemplo, avaliar se o aposentado está com seus direitos garantidos segundo o Estatuto do Idoso.

Depois disso, ele poderá aproveitar o espaço de convivência livremente. No local, tem uma sala de convivência, com jogos de dominó, dama e espaço de informática; sala da assistência social; sala multiuso com Datashow e minibiblioteca; além da sala de avaliação física.

Para outras informações, entre em contato pelo telefone (61) 3349-2165.

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)