Alunos do Senai-DF recebem dicas de auditor fiscal sobre SST

saude seguranca trabalho sesi senai sabino

Os desafios dos profissionais da área de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) foram tema de palestra na noite de terça-feira (5) no auditório da unidade de Taguatinga do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). Estudantes da área ganharam maior conhecimento sobre a rotina de trabalho, principalmente quando o objetivo é prevenir acidentes.

A palestra foi ministrada pelo auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho do Estado de Alagoas, Alexandre Sabino. A iniciativa foi uma parceria do Senai-DF com o Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF). “Nós quisemos dar aos alunos do Senai Taguatinga essa oportunidade para que pudessem ouvir de um profissional experiente quais são os desafios da área”, afirmou a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi-DF, Maria Claudia Pereira. Sabino é auditor fiscal do Trabalho há dez anos.

Nas duas horas de conversa com os estudantes do curso Técnico em Segurança no Trabalho do Senai-DF, o auditor apresentou várias reflexões sobre a responsabilidade e os desafios da área. “Falamos de questões de capacitação dessas pessoas depois da formação, das necessidades de se comunicarem bem, do trabalho em equipe. Não trouxe respostas prontas; propus reflexões que eles, mais cedo ou mais tarde, vão ter de fazer”, resumiu Alexandre Sabino.

A maior dica do auditor para os estudantes foi a qualificação constante. “Se, ainda no âmbito estudantil, eles começarem seu processo de formação profissional com essas reflexões, com certeza vão chegar ao mercado de trabalho muito bem preparados. E vagas para esses profissionais existem. Só não são preenchidas porque os empresários não encontram técnicos capacitados de forma satisfatória”, explicou Sabino.

Colaborações do Sistema S

Cumprindo sua missão de fortalecer a indústria local, o Sesi-DF e o Senai-DF desenvolvem várias ações para assegurar a saúde e a segurança no trabalho das empresas da região. No âmbito da educação, o Senai-DF oferece cursos técnicos e de qualificação na área de Segurança no Trabalho. Entre as opções com menor carga horária estão, por exemplo, o de NR35, o de noções de primeiros socorros, o de prevenção de doenças ocupacionais e o de NR10. Para saber quais cursos estão com inscrições abertas nas três unidades do Senai-DF, acesse o site www.sistemafibra.org.br/senai.

A unidade do Sesi Brasília oferece a todas as empresas e indústrias do DF programas focados na segurança e na saúde do trabalhador. O objetivo é prevenir doenças e, consequentemente, fazer com que a empresa cumpra as normas de regulamentação em SST impostas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Por meio de atendimentos personalizados, os consultores conseguem identificar as maiores necessidades das empresas no quesito situação de risco. Dessa forma, é possível prevenir acidentes, ofertar melhores condições de trabalho aos empregados e evitar aplicação de multas decorrentes de irregularidades.

 

Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)