Inscrições para o Torneio Regional de Robótica estão abertas até 13/11

robotica corpo materia CRI2708

Brasília vai sediar, pela primeira vez, a etapa regional do Torneio de Robótica da FIRST Lego League (FLL). Será em 24 e 25 de novembro, na unidade de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF). Para participar, as equipes podem se inscrever até 13 de novembro, pelo endereço www.sesi.org.br/robotica. As inscrições custam R$ 50, por aluno, para equipes de escolas particulares, de garagem ou organizações não governamentais (ONGs). Já as equipes de escolas públicas e da rede Sesi de ensino não pagam

Os times precisam ter de dois a dez integrantes, de 9 a 16 anos, e dois técnicos adultos. Podem ser da mesma escola, pública ou particular, de um clube ou de um grupo de amigos – a chamada equipe de garagem. As melhores equipes da etapa regional garantem vaga no Torneio Nacional de Robótica, que será em março de 2018, em Curitiba (PR). Os primeiros colocados nacionalmente garantem vagas para disputas internacionais.

Desafios sobre o uso da água

O tema desta temporada é HydroDinamics, e vai abordar a forma como a população trata a água – como a encontramos, transportamos, usamos ou descartamos. A disputa é feita em quatro categorias: Projeto de Pesquisa, Desafio do Robô, Design do Robô e Core Values.

Antes da competição, cada equipe deve preparar o Projeto de Pesquisa, que traz um problema relacionado ao uso da água, como na produção de alimentos ou de energia. Durante a disputa, apresentam esse problema e uma solução inovadora.

No Desafio do Robô, um dos pontos altos da competição, os estudantes colocam os robôs de Lego para cumprir determinadas missões na mesa, espaço destinado especificamente a essa atividade. Nesta temporada, há atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água.

Os robôs que cumprem essas missões, projetados e construídos pelos próprios participantes, também são avaliados na categoria Design do Robô. Os juízes levam em consideração, entre outras coisas, o número e os tipos de sensores utilizados, o total de peças e de acessórios e a estratégia de programação.

Na categoria Core Values, é preciso mostrar trabalho em equipe. A competição fortalece a capacidade de inovação, criatividade e raciocínio lógico, inspirando jovens a seguir carreiras no ramo da ciência, da tecnologia, da engenharia, das artes e da matemática.

O Torneio de Robótica FIRST Lego League é uma iniciativa do grupo Lego, da Dinamarca, e da organização estadunidense FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology). Desde 2013, o Sesi é o operador oficial do torneio no Brasil. Nesse período, foram quase 17 mil competidores de mais de 1,7 mil escolas públicas e particulares.

Robótica no Sesi

No Distrito Federal, as três unidades do Sesi – Gama, Sobradinho e Taguatinga – oferecem a todos os alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental a opção de fazer robótica. As aulas estimulam o interesse dos jovens por áreas como química, física e matemática.

As matrículas para o ano letivo 2018 no Sesi-DF estão abertas. Para outras informações, entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente do Sistema Fibra pelo telefone: (61) 4042-6565.

Texto: Aline Reis (com informações da Agência CNI de Notícias)
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF)