No Esquemão, alunos do Sesi Gama revisam conteúdo para PAS e Enem

A unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi) do Gama promoveu na manhã desta terça-feira (31) uma atividade inusitada para os 140 alunos do Ensino Médio: professores fantasiados, música e diversão em uma aula multidisciplinar.

Batizada de Esquemão, a atividade teve como foco relembrar os principais tópicos que podem ser abordados nas provas do Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília (UnB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – estas já começam a ser aplicadas neste domingo (5). Os exames avaliam o desempenho dos alunos e possibilitam o ingresso em universidades públicas. O Enem também dá acesso a financiamentos estudantis.

O Esquemão começou a ser realizado na unidade em 2015 e cria grande expectativa entre os alunos, como explica a coordenadora do Ensino Médio do Sesi Gama, Cristiane Dias. “O Esquemão é diferenciado porque nós promovemos um momento de relaxamento na semana em que eles estão ansiosos pelas provas”, diz.

Preparação para o PAS e para o Enem

Neste ano, as atividades específicas para os exames começaram em fevereiro. Desde então, periodicamente são feitas revisões dos conteúdos estudados. O Esquemão marca o fim dessa preparação e a expectativa para uma nova fase. É o que afirma a estudante de 17 anos Wallesca Maysa: “Nós sabemos que os resultados dessas provas se refletirão no nosso futuro. Fomos bem preparados nos últimos anos, mas é importante receber o carinho e a atenção dos professores neste momento decisivo”.

O Enem 2017 será em 5 e 12 de novembro, a partir das 13h (horário de Brasília). Já as provas do PAS serão aplicadas no Distrito Federal em 3 de dezembro.

Em 25 de novembro, o Sesi/Senai Sobradinho promoverá uma atividade específica para revisar o conteúdo do PAS, com alunos de todos os anos do Ensino Médio.

Texto: Aline Porcina
Foto: Moacir Evangelista
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra