Domingo 21 Dezembro 2014

fibra-logosesi-logoiel-logo

Senai oferta cursos gratuitos mediante Pronatec

Foram prorrogadas, até o dia 27/9, as inscrições para cursos gratuitos de educação profissional, ofertados por meio do Pronatec. Os cursos desenvolvidos pelo Senai-DF são de nível técnico, com carga horária média de 1,2 mil horas. A seleção dos interessados é feita pela Secretaria de Estado de Educação do DF e destinada a alunos da rede pública de ensino. As inscrições devem ser realizadas pelo site: http://www.ieducar.se.df.gov.br/pronatec/

Para este processo seletivo, o Senai-DF está com turmas abertas em Técnico em Eletrotécnica; Técnico em Eletromecânica; Técnico em Redes; Técnico em Multimídia; e Técnico em Segurança do Trabalho.  São cerca de 200 oportunidades nas turmas em questão, com opções de aula no Senai Gama e no Senai Taguatinga.

Para se candidatar, o interessado deve ser aluno da rede pública de ensino e estar matriculado em uma das séries/modalidades: 2ª ou 3ª séries do Ensino Médio; 2ª ou 3ª etapas do 3º Segmento da Educação de Jovens e Adultos; Bloco 2 das turmas de Correção da Distorção da Idade/Série do Ensino Médio.

Serão aceitas inscrições online, realizadas até às 23h59 do dia 27 de setembro. Além disso, o candidato só pode se inscrever uma única vez, com opção para dois cursos. Haverá um sorteio eletrônico para selecionar os candidatos, após isso, uma lista será divulgada no site www.se.df.gov.br.

Sobre os cursos

Os cursos técnicos que serão desenvolvidos pelo Senai-DF capacitam profissionais para trabalhar na indústria, em áreas demandas pelas empresas da Capital Federal. Desta forma, o aluno sai da capacitação com grande possibilidade de inserção no mercado de trabalho.

São duas oportunidades na área de TI, por exemplo. Para se ter uma ideia, o DF comporta, atualmente, cerca de 700 empresas deste setor, e emprega mais de 30 mil profissionais. Os cursos técnicos ofertados mediante o Pronatec são: Técnico em Redes e Técnico em Multimídia.

O curso de Técnico em Redes habilita pessoas para atuar em atividades de concepção, especificação, projeto, implementação, avaliação, suporte e manutenção de recursos para redes locais e remotas. Além disso, o aluno é capacitado a promover o gerenciamento de segurança de tecnologias de processamento e transmissão de dados e informações, incluindo hardware e software, aspectos organizacionais e humanos, visando aplicações na produção de bens, serviços e conhecimentos.

Já aquele que fizer o curso Técnico em Multimídia estará apto a desenvolver projetos de programação visual para sites (planejamento, criação, diagramação e gestão da produção), considerando o rigor estético e as informações técnicas e tecnológicas de produção de site para web.

Há também uma opção não tanto conhecida, mas de extrema importância para o mundo atual e com grande carência de profissionais qualificados nas empresas em geral. Trata-se do Técnico em Segurança do Trabalho. Neste curso, o profissional aprende a planejar, elaborar e aplicar normas e instruções de segurança do trabalho, assim como realizar auditorias, implementar ações educativas, preventivas e corretivas que eliminem ou minimizem os riscos de acidente em locais de trabalho.

Outra opção é o curso Técnico em Eletrotécnica. Neste caso, os estudantes saem habilitados para planejar, desenvolver e implantar projetos e sistemas elétricos de baixa tensão e de automação industrial, atuando com equipes multiprofissionais em processos de produção, comercialização, transmissão, instalação e manutenção de bens e serviços do setor elétrico industrial.

Por fim, ainda há a oportunidade do estudante da rede pública se capacitar no curso Técnico em Eletromecânica. A qualificação é voltada para os interessados em planejar e executar projetos de manutenção preventiva e corretiva de máquinas e equipamentos eletromecânicos do setor industrial, aplicando normas ambientais e de segurança no trabalho.

O Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado pelo governo federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica.

O Senai  é um dos executores do Pronatec em âmbito nacional. No DF, o Senai oferece vagas em Alimentação, Automobilística, Refrigeração, Vestuário, Eletroeletrônica, Construção Civil, Informática, Eletromecânica.

No momento, o Senai-DF tem mais de 30 cursos de Formação Inicial e Continuada e Cursos Técnicos em execução, com aproximadamente 1.180 matrículas.

Suzana Leite
Sistema Federação das Indústrias do DF
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-DF)
Unidade de Comunicação e Marketing (Unicom)