Empresários de TI participam de consultoria em inovação

O aumento da produtividade e a redução de custos de produção são aspectos que o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi) pretende aperfeiçoar em 25 empreendimentos industriais de tecnologia da informação do Distrito Federal. A consultoria em inovação é desenvolvida pelo Instituto Euvaldo Lodi do DF.

Nessa quinta-feira (19), o grupo de empresários se reuniu na sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra) para praticarum modelo de negócios (Business Model Canvas) que ajuda a planejar e a tornar mais visuais, flexíveis, colaborativas e sistêmicas as principais funções das empresas. “O Canvas é um dos principais instrumentos para criar modelos de negócio inovadores”, explicou o consultor Tony Ventura, especialista em Novas Tecnologias.

Esse foi o segundo encontro do grupo, que ainda trabalhará o conceito de Design Thinking. A metodologia auxilia as empresas a estabelecer processos de pensamentos críticos e criativos para desenvolver projetos de melhor qualidade nas empresas. Na primeira atividade, eles aprenderam a gerenciar projetos. As próximas etapas serão sobre interpretação de normas governamentais com foco em vendas para o setor público e desenvolvimento de ações de compliance.

Para Aline D’Alessandro, independentemente do tempo da empresa, é sempre bom revisar o planejamento estratégico. A proprietária da Ide@line ressalta o valor das parcerias nesse processo e como o acesso à informação facilita a modernização dos negócios. “Quando comecei – há 21 anos –, não tinha tanto investimento e apoio para implementar e estruturar um modelo de negócio. Estou achando tudo muito interessante.”

A consultoria é fruto de uma parceria da Confederação Nacional da Indústria (CNI) com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), por meio das respectivas entidades locais, que são as responsáveis por desenvolver o Procompi no âmbito regional. “Empresas de TI são essencialmente inovadoras. O nosso papel é sistematizar a inovação contínua e ajudar o negócio a se tornar sustentável e competitivo”, diz Neiane Andreato, coordenadora do Núcleo de Gestão da Inovação do IEL-DF, contratado para realizar a consultoria.

Procompi

O setor de vestuário e acessórios foi o primeiro a receber o Procompi, que entrou em atividade no DF em 2017. Estão em andamento capacitações e consultorias coletivas em diversos temas: gestão de indicadores, marketing digital, atendimento ao cliente on-line, marketplace, planejamento e design e usabilidade. Para mais informações sobre o Procompi, entre em contato com a equipe do IEL-DF pelo telefone (61) 3403-0870.

Texto: Marcus Fogaça
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra


Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de estágio