Sesi e Senai-DF recebem alunos para nova turma da EJA Profissionalizante
- Detalhes
- Criado: Sexta, 10 Setembro 2021 18:40
A escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu, na noite dessa quinta-feira, 9 de setembro, uma acolhida aos alunos da nova turma da Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio Profissionalizante, ofertada pela instituição, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). No curso, com carga horária de 1.200 horas, 36 estudantes terão a oportunidade de finalizar a formação escolar e receber qualificação em Assistente Administrativo.
No módulo de educação básica do Sesi-DF, além da formação online, haverá um encontro presencial por semana com os alunos, no Sesi Taguatinga, no período noturno. Na qualificação do Senai-DF, com 200 horas, as aulas também serão virtuais, com um encontro semanal ao vivo pela plataforma online.
“São duas formações em uma, o que vai ser um diferencial no mercado de trabalho para os que estão desempregados e contribuir com experiência para aqueles que já estão trabalhando”, destacou a diretora do Sesi Taguatinga, Rosileide Braz.
As inscrições para a EJA Ensino Médio Profissionalizante foram abertas em agosto, com prioridade para industriários. Motorista na Gráfica Esperança, em Ceilândia, Renato Luiz Alves Silva tem a sétima série e é um dos alunos da turma. “Soube da oportunidade pelo meu patrão e no mesmo dia me inscrevi. O estudo sempre é bom, nunca é perdido”, disse ele, que é casado e tem um filho de dez anos. “Ele já me perguntou o que eu estou fazendo; falei que preciso estudar também para acompanhá-lo”.
Quem também vai retomar os estudos é a dona de casa Marciana Maria Lopes, de 38 anos. Moradora do Gama, ela cursou até o 9º ano do Ensino Fundamental e vê na EJA Profissionalizante uma oportunidade de crescimento. “Desde o ano passado, estava pensando em voltar a estudar, mas veio a pandemia e desisti. Agora, surgiu essa chance e vou em frente; já perdi muitas oportunidades de emprego por não ter o ensino médio completo”, contou.
No encontro dessa quinta, os novos alunos foram recepcionados pela equipe pedagógica das duas instituições e receberam orientações sobre como ocorrerão as aulas. Antes de começarem os módulos educacionais, os estudantes passarão por um processo de reconhecimento de saberes, de 13 a 23 de setembro.
Eles preencherão questionários que vão indicar para a equipe pedagógica do Sesi-DF qual o nível de conhecimento de cada um e quais os conteúdos deverão ser estudados. “Cada aluno vai responder de uma forma diferente e não tem resposta certa ou errada; vamos avaliar a experiência que eles trazem de vida”, explicou Rosileide.
O início das aulas do Sesi-DF está previsto para o fim do mês de setembro e a formação do Senai-DF, para outubro.