Sesi e Senai-DF recebem alunos para nova turma da EJA Profissionalizante

09 09 2021 Aula inaugural EJA Foto Victor Hugo Pessoa Capa 3A escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) promoveu, na noite dessa quinta-feira, 9 de setembro, uma acolhida aos alunos da nova turma da Educação de Jovens e Adultos Ensino Médio Profissionalizante, ofertada pela instituição, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF). No curso, com carga horária de 1.200 horas, 36 estudantes terão a oportunidade de finalizar a formação escolar e receber qualificação em Assistente Administrativo.

No módulo de educação básica do Sesi-DF, além da formação online, haverá um encontro presencial por semana com os alunos, no Sesi Taguatinga, no período noturno. Na qualificação do Senai-DF, com 200 horas, as aulas também serão virtuais, com um encontro semanal ao vivo pela plataforma online.

“São duas formações em uma, o que vai ser um diferencial no mercado de trabalho para os que estão desempregados e contribuir com experiência para aqueles que já estão trabalhando”, destacou a diretora do Sesi Taguatinga, Rosileide Braz.

As inscrições para a EJA Ensino Médio Profissionalizante foram abertas em agosto, com prioridade para industriários. Motorista na Gráfica Esperança, em Ceilândia, Renato Luiz Alves Silva tem a sétima série e é um dos alunos da turma. “Soube da oportunidade pelo meu patrão e no mesmo dia me inscrevi. O estudo sempre é bom, nunca é perdido”, disse ele, que é casado e tem um filho de dez anos. “Ele já me perguntou o que eu estou fazendo; falei que preciso estudar também para acompanhá-lo”.09 09 2021 Aula inaugural EJA Foto Victor Hugo Pessoa Capa 2

Quem também vai retomar os estudos é a dona de casa Marciana Maria Lopes, de 38 anos. Moradora do Gama, ela cursou até o 9º ano do Ensino Fundamental e vê na EJA Profissionalizante uma oportunidade de crescimento. “Desde o ano passado, estava pensando em voltar a estudar, mas veio a pandemia e desisti. Agora, surgiu essa chance e vou em frente; já perdi muitas oportunidades de emprego por não ter o ensino médio completo”, contou.

No encontro dessa quinta, os novos alunos foram recepcionados pela equipe pedagógica das duas instituições e receberam orientações sobre como ocorrerão as aulas. Antes de começarem os módulos educacionais, os estudantes passarão por um processo de reconhecimento de saberes, de 13 a 23 de setembro.

Eles preencherão questionários que vão indicar para a equipe pedagógica do Sesi-DF qual o nível de conhecimento de cada um e quais os conteúdos deverão ser estudados. “Cada aluno vai responder de uma forma diferente e não tem resposta certa ou errada; vamos avaliar a experiência que eles trazem de vida”, explicou Rosileide.

O início das aulas do Sesi-DF está previsto para o fim do mês de setembro e a formação do Senai-DF, para outubro.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Victor Hugo Pessoa/Sesi-DF
Assessoria de Comunicação do Sesi-DF

Pesquisar

 

 BP bt site

BANNER ACESSE EDITAL 2

BANNER LATERAL IST