Sesi-DF e Senai-DF homenageiam profissionais e alunos
- Detalhes
- Criado: Quinta, 14 Dezembro 2023 13:04
Pelo esforço e pela dedicação ao longo do ano, 39 profissionais e alunos do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) foram homenageados em reunião dos conselhos regionais das duas instituições. Na manhã de quarta-feira, 13 de dezembro, no edifício-sede da Federação das Indústrias do DF (Fibra), eles receberam placas de reconhecimento pelo destaque em projetos ou iniciativas na área de educação.
Ao cumprimentar o grupo, o 1º vice-presidente da Fibra, Pedro Henrique Verano, falou que o que permite às entidades fazer a diferença são as pessoas. “Nós temos um corpo técnico maravilhoso, que pode transformar nosso ideal em ação, que é o que estamos celebrando aqui hoje.”
Verano fez a entrega das placas ao lado de Marco Secco, diretor regional do Senai-DF e superintendente regional do Sesi-DF. “São os profissionais e estudantes que tiveram maior destaque, mas eles representam toda a formação que a gente realizou ao longo do ano e os níveis de excelência e de qualidade pelos quais as nossas instituições tanto trabalham para contribuir para a melhoria da nossa sociedade e da indústria do DF”, afirma.
Entre os homenageados estavam os alunos do Senai-DF Samuel Augusto Marins Bastos, de 20 anos, e Thaylon Roberto Muniz da Silva, de 19 anos. Em setembro, a dupla conquistou a medalha de ouro na ocupação de Segurança Cibernética nas seletivas nacionais da WorldSkills.
“É interessante ser convidado para algo assim, porque, às vezes, a gente fica muito envolvido no treinamento e na competição e não percebe que tem muita gente em volta trabalhando também para que tudo aconteça da melhor forma”, disse Samuel. Thaylon complementou: “É um processo árduo e é muito bom ter o reconhecimento”.
A dupla segue em treinamento. A confirmação da vaga para a WorldSkills 2024 está sujeita à manutenção da nota atingida durante a seletiva nacional, aferida por meio de simulados a ser realizados até as vésperas da maior competição mundial de profissões técnicas, marcada para setembro, em Lyon, na França.
Integrantes e ex-integrantes da equipe de robótica Albatroid, do Sesi Taguatinga, também tiveram o trabalho reconhecido. Durante o 5º Festival Sesi de Robótica, em março, o grupo de seis estudantes que participavam do time à época, com orientação de dois professores, ficou em terceiro lugar na categoria Projeto de Inovação da First Lego League (FLL) Challenge.
“Essa é uma celebração de todo o processo de pesquisa que a gente teve no período em que ficou na robótica. Homenagear com esta placa é uma forma muito boa de a instituição reconhecer o trabalho da equipe”, avalia Andrei Andrade, de 16 anos, aluno da 1ª série do Novo Ensino Médio.
A Albatroid levou à competição nacional o projeto SOLAR — acrônimo para Sistema Otimizado de Limpeza Automática Rápida. A ideia era fazer a lavagem automatizada de placas solares, em intervalos de tempo predefinidos, de forma a evitar a perda da eficiência do equipamento por sujeira sem o risco de acidentes em altura decorrentes do trabalho de limpeza dos equipamentos.
Uma ideia também nascida no ambiente da robótica levou o Sesi Gama a receber o selo de escola sustentável. Entre aproximadamente 800 iniciativas, o projeto Moveplus, desenvolvido por alunos da instituição, venceu a etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, tornando-se finalista da etapa internacional do concurso, criado pela Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI).
O projeto consiste em uma pulseira que armazena o calor produzido pelos movimentos — caminhar, por exemplo — e o transforma em energia para recarregar aparelhos celulares por indução.
Assim como o projeto da Albatroid, a ideia surgiu na temporada 2022/2023 de torneios da First, cujo tema era o futuro da energia sustentável. Nesse caso, a equipe de robótica que esteve à frente foi a Lego of Olympus, do Sesi Gama. Agora, a iniciativa integra o Sesi Bio — programa voltado para educação ambiental que trabalha com os alunos conceitos de projetos locais, nacionais e globais sobre sustentabilidade.
Um dos professores que auxiliaram o grupo foi Wandersom Silva. No Sesi-DF há quatro anos, ele acredita que o desenvolvimento de projetos assim contribua para o processo de ensino e aprendizagem. “Os alunos passam a vivenciar tudo aquilo que a gente, em sala de aula, fala de forma teórica. Eles têm uma metodologia ativa, praticam aquilo que aprenderam e desenvolvem muitas habilidades ao longo do período”, explica.
O educador, que ensina Matemática, também foi homenageado e considera a placa que recebeu um reconhecimento da capacidade e do potencial como mediador do conhecimento. “É uma realização profissional perceber que a gente consegue fazer a diferença na vida dos alunos”, conclui.
Veja a lista dos homenageados:
WorldSkills
- Alunos medalhistas nas seletivas
Gustavo Satoshi Muira de Moraes
José Guilherme Alves Magalhães
Kauã Fellipe Ferreira Guimarães Jorge
Luiz Augusto Soares Fernandes
Samuel Augusto Marins Bastos
Thaylon Roberto Muniz da Silva
Tiago Ferreira de Brito
- Colaboradores
Eduardo Souza de Oliveira
Eliséia Tavares
Felipe Santos Carvalho
João Pedro Cordeiro de Sousa
Paulo Rhuan Cordeiro da Silva
Pedro Felipe Rebouças Souza
Victor Luiz Santos Silvano
Projeto Moveplus
- Alunos
Alice Borges Cassiano
Amanda Oliveira de Sousa
Bernardo de Almeida Serejo
Elane Kelly Mendes Lopes
Evellyn Cristina Rodrigues Aleixo
Hugo Yoshiharu Inoue
Iane Lemos Sales
Igor Santarém Souza
Pedro Henrique Dornelas Novais
- Colaboradores
Denize Farias Marques
Flávia Aquino Rodrigues de Lima Araújo
Gilvanir Fernandes de Miranda
Kétury Carla da Silva Gomes
Wandersom Gomes da Silva
Albatroid
- Alunos
Andrei Andrade de Paula
Dóris Emily Valente
Felipe William Cavalcante
Júlia Maria Mendonça Miranda
Pedro Paulo Balbino Lopes
Sophia Gabriela Azôr
- Colaboradores
André Luiz Ferreira Mota
João Mateus Nascimento Alves
Rosileide Costa Braz
Thaysa Tonhá Fernandes de Andrade
Valéria Silva