Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra vai até sexta-feira (15)

semana do meio ambienteMeio ambiente e sustentabilidade são os principais temas da semana em unidades do Distrito Federal do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). É a Semana do Meio Ambiente do Sistema Fibra, que começou na segunda-feira (11). Até esta sexta-feira (15), empresários, funcionários e estudantes têm a oportunidade de conhecer boas práticas e serviços na área de meio ambiente.

O Projeto Óleo de Vantagens, por exemplo, foi vencedor do Grand Prix 2018. Foi feito por estudantes do Senai Gama que formaram a equipe Winners para propor uma solução para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). O projeto consiste na proposta de parceria entre o governo local e a Caesb para a criação de um projeto de lei que incentive a logística reversa.

“Nosso desafio era ajudar a Caesb a reduzir custos com a manutenção da rede de esgoto por causa do despejo de óleo de cozinha. Ouvimos especialistas, engenheiros da companhia e buscamos experiências de outros lugares para chegar à nossa proposta”, diz Pablo Doche, de 17 anos, estudante do curso Técnico em Segurança do Trabalho. Os integrantes da Winners estão mostrando a ideia em outras unidades. Nesta semana, ainda visitarão o Sesi/Senai Sobradinho e o Sesi Taguatinga (veja a programação).

Nas escolas do Sesi, equipes formadas por estudantes apresentam projetos relacionados à água criados para a temporada 2017/2018 do Torneio de Robótica First Lego League. “São alunos pesquisadores, que estão compartilhando conhecimento com toda a comunidade escolar. É uma oportunidade de os pais conhecerem mais sobre nossos métodos de ensino”, destaca a diretora do Sesi Gama, Elisângela Machado.

Na terça-feira (12), a unidade recebeu a carreta do Cozinha Brasil, projeto criado pelo Sesi em 2004. Alunos, pais e funcionários ouviram orientações nutricionais e dicas para aproveitar integralmente os alimentos. O edifício-sede da Fibra receberá a carreta na sexta-feira (15), com quatro turmas.

A programação da Semana do Meio Ambiente teve também oficinas, como a de compostagem e horta sustentável, realizada no Senai Taguatinga na segunda-feira (11). Há ainda ações de sensibilização do projeto Consumo Consciente, sobre o uso racional dos recursos, especialmente descartáveis, e apresentação de serviços de consultorias empresariais e de cursos oferecidos pelo Sesi e pelo Senai ao público e a empresários que visitarem as escolas. Na unidade integrada do Sesi/Senai Sobradinho, os estudantes participaram, na quarta-feira (13), de uma aula prática no Parque Ecológico Jequitibá, ao lado da escola.

Boas práticas multiplicadas

Romário Santos, aluno do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Senai Gama, diz que as ações são estimulantes e despertam a curiosidade. “Temos a oportunidade de replicar conhecimentos.”

Heider de Brito, atendente do Senai Taguatinga, conta que vai levar para casa e para a igreja o que aprendeu na oficina de compostagem e horta sustentável. “É um trabalho de formiguinha, mas que faz a diferença. Cuidar do meio ambiente só faz o bem”, afirma.

As ações são coordenadas pelas equipes pedagógicas do Sesi e do Senai, com apoio da Diretoria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra). “Esta é também uma oportunidade de trazer os empresários para dentro das nossas escolas, mostrando que o Sesi e o Senai estão preocupados em trabalhar a consciência multidisciplinar dos alunos. Entregamos para o mercado profissionais completos”, diz o diretor de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Federação, Marcontoni Montezuma, que visitou o Sesi e o Senai Gama na terça-feira (12) e hoje acompanhou as atividades em Sobradinho.

Texto: Marcus Fogaça
Fotos: Hélio Montferre 
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra