Saiba quais foram as equipes vencedoras do Grand Prix
- Detalhes
- Publicado: Segunda, 05 Março 2018 16:54
Diferenciação de produto, inovação na linha de produção, estratégias de marketing e muito trabalho em equipe. Esses foram alguns dos destaques da edição de 2018 do Grand Prix de Inovação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF). A competição entre alunosocorreu em 1º e 2 de março nas três unidades – Gama, Sobradinho e Taguatinga.
A disputa tem o objetivo de criar soluções que atendam a necessidades reais do setor produtivo e, consequentemente, de formar profissionais inovadores e empreendedores para a indústria. A competição teve duração de 24 horas interruptas. Após a bandeirada final, uma banca examinadora, formada por professores do Senai-DF e por representantes de empresas que propuseram os desafios, avaliou os projetos e divulgou o resultado.
Participaram alunos de cursos técnicos e de qualificação, que se reuniram em equipes de cinco integrantes cada uma – a ideia é reunir estudantes de cursos diferentes. A unidade do Gama teve a participação de cinco escuderias. Em Taguatinga, foram 11 equipes e, em Sobradinho, 16 times disputaram o pódio.
Os vencedores foram a equipe Winners, no Senai Gama; a Eagles, no Senai Taguatinga; e a Stitch, no Sesi/Senai Sobradinho. “Achei muito legal essa disputa porque ajudou a gente a crescer como equipe, a aprender a trabalhar melhor com computador e a calcular o tempo”, diz Bianca de Carvalho. Aluna da 2ª série do Ensino Médio do Sesi/Senai Sobradinho, ela faz o curso Técnico em Segurança do Trabalho e competiu pela Stitch.
Desafios da indústria
Os estudantes do Senai-DF trabalharam em cima de desafios enviados por nove empresas do Distrito Federal. Eles propuseram soluções tecnológicas ou de serviço. As participantes nesta edição do Grand Prix foram Ball, Caesb, CEB, Evolue, General Mills, Império dos Pães, Marmoraria Pedra Nobre, Paulo Octavio e Sabin.
“A grande finalidade do Grand Prix é fazer com que os alunos – diante dos desafios da indústria – desenvolvam soluções com base nas competências aprendidas nos cursos. Com isso, mostramos para a indústria o perfil do profissional que o Senai forma”, explica a coordenadora de Educação do Senai-DF, Valéria Silva.
Ao final do Grand Prix, as empresas receberam as soluções apresentadas pelas equipes participantes e, com o Senai, poderão propor uma execução prática ou trabalhar com o protótipo da proposta.
Texto: Aline Reis
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra
Assessoria de Imprensa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF)