Alunos do Sesi-DF trazem troféu da Mostra Brasileira de Foguetes
- Detalhes
- Última Atualização: Terça, 22 Outubro 2024 11:41

Um grupo de cinco estudantes da escola de Taguatinga do Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF) foi homenageado em 15 de outubro pela comunidade escolar, no momento cívico, pela conquista do troféu de vice-campeões na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). A competição ocorreu em setembro, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
A equipe Infinity Discovery é composta por estudantes do Novo Ensino Médio da escola: Ana Luiza Coelho, de 17 anos, Anna Luiza Borges, de 17, Gabriely Rodrigues Morais, de 18, Samuel Santos, de 16, e Yasmin Raquel Fernandes, de 15.
O foguete desenvolvido por eles é feito de garrafas PET e está enquadrado no nível 4 da competição, cujo combustível é gerado pela reação química entre vinagre e bicarbonato de sódio. “Foi uma experiência muito boa, porque, além de ter aprendido, ter tido novas experiências com outras equipes, a gente ensinou, fez amizades”, conta Samuel.
A experiência também serviu para abrir horizontes no campo profissional. “Trouxe para mim a oportunidade de aprendizado e a perspectiva de qual profissão seguir: a engenharia espacial — eu tenho interesse nessa área. E nos trouxe maturidade e conhecimento, acho que esse é o maior ganho”, avalia Gabriely.
Os jovens foram orientados pelos professores de Ciências da Natureza Amanda Araújo e Kaio Alencar. “Foi muito positivo para os estudantes, porque tiveram um crescimento muito grande em maturidade. Poder aprender, conversar com pessoas de outras escolas, ter a administração dos sentimentos, das habilidades socioemocionais, tudo isso foi muito importante para crescerem tanto como estudantes quanto como pessoas”, acredita Amanda.
A MOBFOG
Realizada anualmente pela Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), a MOBFOG é uma competição experimental que desafia estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio a construir e lançar foguetes o mais longe possível.
Em maio, a Rede Sesi-DF de Educação realizou uma seletiva com 20 equipes, da qual a equipe Infinity Discovery saiu classificada para o torneio nacional.