Em noite de música clássica e rock, Orquestra Jovem do Sesi-DF faz primeira apresentação

19092025 Apresentação Orquestra Jovem do Sesi DF Foto Lula Lopes 2Não é todo artista iniciante que tem a sorte de, logo na noite de estreia, tocar ao lado de músicos experientes. Mas os 53 integrantes da Orquestra Jovem do Sesi-DF tiveram. Na noite de sexta-feira, 19 de setembro, eles dividiram o palco da Sala Yara Amaral, no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga, com a banda brasiliense Distintos Filhos e o músico Dado Villa-Lobos, guitarrista da antiga banda Legião Urbana, também formada na capital federal.

A noite começou apenas com os novatos no palco, tocando violinos, violoncelos, violas e contrabaixos, e se encerrou com todos juntos, em um encontro da música clássica com o rock nacional que um dos integrantes da orquestra, Samuel dos Santos, de 17 anos, definiu como incrível. “Eu nunca imaginei essa junção, foi muito divertido!”, resumiu Samuel, que cursa a 2ª série do Ensino Médio no Sesi Taguatinga. Ele já tinha noções de música. “Eu tocava violino por conta própria. Aqui eu toco viola e tive um avanço maior na prática.”

A seleção para ingresso na Orquestra Jovem do Sesi-DF foi em junho. A formação é um projeto realizado com investimento do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), em fomento às ações estruturantes culturais, uma das missões da instituição. Os jovens têm aulas semanais no Sesi Taguatinga e também participaram de cinco workshops. O grupo é conduzido pelo regente Daniel Moraes, com a regência auxiliar do maestro Dalmir Gomes, professor de Música de Formação Cultural do Sesi-DF.

19092025 Apresentação Orquestra Jovem do Sesi DF Foto Lula LopesOs instrumentistas são estudantes da Rede Sesi-DF de Educação e da Rede Pública de Ensino do DF. Fábio Basílio, de 14 anos, cursa o 8º ano no Centro de Ensino Fundamental 8 de Taguatinga. Ele soube da seletiva por amigos e logo pediu à mãe para participar. “Está sendo muito legal e interessante, porque eu gosto de estar em grupo e a gente toca muito aqui! A música para mim é arte”, diz o adolescente, que, na orquestra, toca violoncelo.

Da plateia, os pais o acompanharam atentamente. “Fiquei encantada! É uma sementinha nascendo. Não sei aonde isso vai chegar, mas tenho certeza de que vão vir bons frutos daqui!”, aposta a mãe de Fábio, a gestora de negócios empresariais Alexandra Basílio, de 39 anos. “O Sesi oferecer isso à comunidade é importante para que os jovens cresçam longe das drogas e para o desenvolvimento cultural do País. Sou muito grata por esta oportunidade”, completa.

Abrindo caminhos
Após tocar quatro músicas, como parte da 9ª Sinfonia de Beethoven e o clássico nacional Águas de Março, de Tom Jobim, os integrantes da orquestra subiram para o mezanino do teatro, de onde assistiram à apresentação de Paulo Veríssimo, Ivo Portela e Marcos Amaral, que formam a banda Distintos Filhos, a quem posteriormente se juntou Dado Villa-Lobos.

Na visão de Veríssimo, a Legião Urbana foi fundamental para que a Distintos Filhos tenha prosperado. São mais de 20 anos de carreira. “Estamos seguindo os passos deles, que abriram caminho para nós, e poder celebrar isto aqui no Sesi Taguatinga é ainda mais especial. O mais legal é que a gente espalha a música de Brasília para a nova geração”, conta o vocalista e guitarrista, que foi aluno do Sesi-DF na infância e na adolescência.

Para Dado Villa-Lobos, a música é uma linguagem fundamental e o incentivo à arte local é importante nesse contexto. “A música abre fronteiras, portas, corações e mentes, e ver a garotada pegando um instrumento hoje em dia é tão lindo, porque tocar um violino, uma viola, não é fácil! É uma iniciativa boa para todo mundo: para a gente, que está ali, e para eles, que estão no começo de suas vidas musicais”, acredita.

19092025 Apresentação Orquestra Jovem do Sesi DF Foto Lula Lopes

Na terceira parte da noite, a Orquestra Jovem do Sesi-DF voltou à cena e as três gerações dividiram o palco. Veríssimo convidou o público a deixar as poltronas e a se aproximar e, juntos, tocaram e cantaram sucessos da Legião Urbana como Índios, Tempo Perdido e Que País é Este, finalizando quase duas horas de show.

A retirada de ingressos para a apresentação foi gratuita e a entrada, mediante a doação, por espectador, de 1 quilo de alimento não perecível. Os itens arrecadados serão destinados a instituições sociais por meio do Programa Conexão, desenvolvido pelo Sistema Fibra, do qual o Sesi-DF faz parte, com o propósito de envolver pessoas em ações de responsabilidade social.

Texto: Samira Pádua
Fotos: Lula Lopes/Sistema Fibra
Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra
 
Veja a galeria de fotos:
Orquestra Jovem do Sesi-DF + Dado Villa-Lobos

Pesquisar

logo face1 logo instagram1 logo linkedin1 logo youtube1 logo fliker1

BANNER ACESSE EDITAL 2