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Não é novidade para ninguém que as crianças gostam de fantasiar sobre os mais diversos temas. Nas mãos de um garoto, qualquer objeto vira brinquedo e qualquer história vira um grande sonho recheado de super-heróis, vilões e mocinhas. O lúdico tem papel fundamental neste processo, já que ele é responsável por estimular, de forma leve e agradável, fatores que são essenciais para o desenvolvimento psicológico e educacional da criança, como o interesse, a criatividade, a capacidade de observação e compreensão, a curiosidade e, até mesmo, a criação e definição de conceitos.

Observando a importância da utilização de formas lúdicas para a formação da criança, o designer gráfico, Mário Kertész, decidiu criar a marca infantil Minhocco, desenvolvida com um viés educativo que passa por aspectos ecológicos e culturais do país. “Nossa roupa foi pensada para estimular a criança a preservar e entender o ambiente onde ela vive e como ela pode provocar mudanças significativas no mundo. É fantástico podermos ensinar aos pequenos as responsabilidades dos adultos”, diz Kertész.

A ideia de criar roupas divertidas para crianças entre 2 e 7 anos surgiu de uma necessidade observada por Mário. No mercado infantil, ainda não existia uma marca que cuidasse exclusivamente de peças educativas, lúdicas e com estética brasileira. E esta foi grande sacada do designer: ocupar um espaço que estava vazio no mercado da moda, produzindo não apenas roupas, mas instrumentos de educação e desenvolvimento. A primeira coleção da Minhocco é focada na fauna brasileira e busca ensinar meninas e meninos sobre a importância de temas como a preservação ambiental e os animais em extinção. "A maioria das crianças não sabem a diferença entre um quati e uma cotia, mas todos conhecem Frozen e sabem quem é Ana e quem é Elsa", exemplifica Julia.

Entre a equipe multidisciplinar de criação estão a gerente de Produção Julia Biato, a designer gráfica Isadora Tupinambá, a ilustradora Isabel Borba, a analista comercial Ilca Lemos e a secretária Renata Coutinho. A ideia da Minhocco é ser um time e não uma marca com um estilista encabeçando as coleções. "Cada um faz sua parte, mas tudo é pensado junto para que a empresa esteja alinhada com o conceito dela", explica Julia.

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Além da modelagem divertida, a Minhocco também se destaca pelos materiais utilizados. As roupas são produzidas com tecidos que possuam ao menos 85% de algodão na composição. “Decidimos inovar no uso de tecidos e acabamentos seguros e atóxicos, mas que também estimulem os sentidos das crianças” destaca Julia.

Capital Fashion Week e exportação

Em 2015, ano em que foi fundada, a Minhocco conseguiu alçar grandes voos e participar do maior evento de moda Brasília. Com poucos meses de produção, a marca foi eleita como um dos “Novos Talentos 2015”, concurso anual promovido pelo Capital Fashion Week (CFW). Com o apoio da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), do Sindicato das Indústrias do Vestuário do Distrito Federal (Sindiveste-DF) e do Sebrae, a marca desfilou pela primeira vez a coleção “Fauna Brasil”. A segunda coleção já está sendo desenvolvida e deve ser lançada na próxima edição do CFW, que será realizado em setembro deste ano. Enquanto isso, o time da Minhocco trabalha fortemente para conseguir atender as 12 lojas espalhadas pelo país que representam a marca brasiliense, além do mercado internacional que já conta com exportações para a Itália e o Canadá.

Comitê Gestor do Núcleo de Inovação do DF

A equipe da Minhocco faz parte do Comitê Gestor do Núcleo de Inovação do DF, grupo que se reúne periodicamente no edifício-sede da Fibra, para discutir e propor ações a fim de universalizar o acesso aos processos inovadores para a indústria, tornando-a cada vez mais competitiva.

Entre os temas que mais ganham destaque nas discussões do núcleo estão os arranjos produtivos locais, o desenvolvimento de produtos com valor agregado e o patrimônio intelectual. De acordo com o diretor de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Graciomário Queiroz, utilizar corretamente os direitos de patrimônio intelectual beneficia a geração de empregos e de renda, o que contribui para o crescimento e maior competitividade do segmento industrial do DF no cenário nacional.

Além disso, é importante garantir o patrimônio intelectual para pesquisadores, empreendedores, artistas e todos aqueles que criam, inventam e inovam, pois, essa segurança é essencial para o desenvolvimento do setor produtivo. “O Sistema Fibra está à disposição de qualquer um para auxiliar na proteção do patrimônio intelectual, para que tenha reconhecimento pela sua criatividade e uma recompensa material por seus inventos e criações”, afirma o diretor.

O Núcleo de Inovação do DF é formado por empresários, representantes dos sindicatos filiados à Casa e de universidades locais. Buscando estimular a cultura da inovação e ampliar a base de empresas inovadoras do DF, as atividades seguem as estratégias de ação e capacitação das empresas conforme orientação da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), vinculada à Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Mais informações em: 3362-6062. 

Aline Porcina

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)

Telefone: (61) 3362-6127

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


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