IEL-DF promove bate-papo sobre o Inova Tec

[Atualização: 5 de janeiro de 2018]

O prazo para submeter proposta de projeto foi prorrogado para 17/01/2018, conforme o cronograma da chamada pública.

Empresários e representantes de instituições de ensino reuniram-se nesta manhã (21) na sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra) para discutir formas de colaborar por meio do Inova Tec. O encontro foi promovido pelo Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), parceiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na execução do programa.

O Inova Tec tem o objetivo de fomentar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltados para empresas brasileiras de todos os portes e setores. Até 15 de dezembro, os empreendimentos interessados devem se inscrever no site do programa e enviar uma proposta de projeto, já com a indicação do professor interessado em orientar a pesquisa. Cabe ao IEL local verificar se a proposta atende aos requisitos do edital e enviá-la ao CNPq, que fará a avaliação. Pequenas e médias empresas terão prioridade, desde que atendam à pontuação mínima.

A ideia é que as instituições de ensino se dediquem a pesquisas que atendam a necessidades reais, aperfeiçoando processos e aumentando a produtividade desses empreendimentos. Para o desenvolvimento dos projetos, serão concedidas 200 bolsas de iniciação tecnológica e industrial a estudantes de curso superior ou tecnológico, além de auxílios à pesquisa para os professores que orientarão o trabalho. Trinta por cento das bolsas serão destinadas às Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

No encontro, os empresários manifestaram suas necessidades e trouxeram ideias para discutir com os representantes das instituições de ensino. Foi feita uma rodada de conversas para que diferentes professores ouvissem os empreendedores, de modo que se identificassem as possíveis parcerias.

O pesquisador e professor especialista em Tecnologia da Inovação e Comunicação (TIC) e consultor em Gestão da Inovação Paulo Foina falou aos presentes sobre o conceito de inovação e explicou que programas desse tipo são oportunidades de mudança na relação entre a academia e o mercado. “É um trabalho para gerar resultados, não apenas textos acadêmicos. As duas partes têm uma responsabilidade muito grande”, disse. Segundo ele, os gastos do Brasil em TIC são semelhantes aos dos Estados Unidos, com uma diferença: os norte-americanos investem a maior parte em melhoria de processos e em capacitação, não em máquinas. “Vamos construir espaço para pequenas inovações que reduzam custos, as chamadas inovações incrementais, que são pequenas inovações no dia a dia”, afirmou.

O bate-papo foi conduzido pela equipe do Núcleo de Inovação do IEL-DF, que prestou esclarecimentos sobre o Inova Tec e destacou os benefícios de projetos de pesquisa acadêmicas para a inovação e a competitividade dos empreendimentos. “Foi muito positivo, algumas parcerias já foram fechadas aqui mesmo e certamente se converterão em bons projetos para o Distrito Federal”, comemorou a coordenadora do núcleo, Neiane Andreato. Representantes do departamento nacional do IEL e do CNPq estiveram no encontro para tirar dúvidas dos participantes. O superintendente do IEL-DF, Cláudio Tavares, também compareceu.

21 11 2017 inovatec

Cronograma e investimento

As propostas das empresas serão avaliadas pelo CNPq até 23 de janeiro de 2018 e os resultados, divulgados no dia 24. Até 4 de abril, os bolsistas serão indicados pelos professores orientadores dos projetos, que serão executados no período de 12 meses.

Se a proposta for selecionada, a empresa pagará uma taxa de R$ 1,8 mil pelo serviço do IEL e mais R$ 4,8 mil pelo auxílio ao professor que coordenará o projeto. O repasse aos docentes será feito pelo CNPq, também responsável pelo custeio integral das bolsas pagas aos estudantes.

Quem não pôde participar do encontro ainda pode contar com o IEL-DF para tirar dúvidas sobre o Inova Tec e para encontrar professores que possam se interessar pelo projeto. O telefone é (61) 3362.6028 e o e-mail, inovatalentos@ieldf.org.br.

Texto: Anna Halley

Foto: Moacir Evangelista

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de emprego
Banner IEL - DF Vagas de estágio

Newsletter