Profissionais são certificados pelo IEL-DF em Gestão de Qualidade

curso formacao auditores ieldf sistemafibra

O Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) tem no portfólio de serviços cursos e consultorias que promovem a melhoria da produtividade e da eficiência de empresários, gestores e trabalhadores em geral. Em 2017, foram lançados dois cursos de Gestão de Qualidade: Formação de Auditores Internos e Atualização da Norma Brasileira Regulamentadora (NBR) ISO 9001/2015. Ao longo do ano, 101 profissionais foram capacitados na área.

Essas capacitações são oferecidas de duas formas: são abertas turmas para o público em geral e turmas específicas para os colaboradores de uma empresa. A próxima turma aberta ao público será em abril de 2018.

O curso de NBR ISO 9001 é uma atualização sobre as mudanças ocorridas em 2015. Durante essa qualificação, os alunos poderão aprender ainda sobre os princípios da gestão da qualidade e os impactos esperados para auditorias de certificação.

Sob medida

Ana Claudia de La Rocque Ferreira é responsável pela área de gestão da qualidade da Construtora LDN, que contratou as duas qualificações do IEL-DF na área. Na primeira quinzena de dezembro, ela participou da capacitação ao lado de outros dez colaboradores da empresa – um de cada setor. “O responsável pela área da qualidade é como se fosse um líder. É um ponto importante para qualquer empresa, porque tem que ter uma concentração, uma pessoa que vai ter uma visão geral da qualidade da empresa como um todo. Cada um dos funcionários representa aqui no curso um setor para que pudessem ter uma visão geral da empresa”, explicou Ana Claudia.

Os 11 funcionários da construtora saíram do curso capacitados como auditores e com todo o conhecimento da ISO 9001. Agora, estão capacitados com toda a interpretação necessária e a aplicação prática vai depender do ambiente interno da empresa. “Um selo ou uma certificaçãode qualidade não só confirma uma estruturação de processos bem definidos como também é um diferencial de mercado, tornando as empresas mais competitivas”, afirma a assistente administrativa do IEL-DF Rafaela Ingrid Andrade.

Na formação de auditores, os alunos aprendem conceitos relacionados a auditorias de sistemas de gestão, princípios definidos pelas normas regulamentadoras da área, processo de auditoria interna e as competências da equipe auditora. “A gente explica sobre postura, ferramentas, metodologia, parte prática com exercícios, para que o profissional saia capaz de fazer auditorias”, explica Gislaine Menezes, professora dos dois cursos de Gestão da Qualidade do IEL-DF.

Os interessados em conhecer mais sobre as capacitações empresariais do IEL-DF devem entrar em contato com o SAC: (61) 4042-6565.

Texto: Aline Reis      
Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra 
Assessoria de Imprensa do Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal

Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de emprego
Banner IEL - DF Vagas de estágio