Ministro-substituto do TCU falará sobre compliance no auditório do IEL-DF

O Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) promoverá em 30 de janeiro, terça-feira, às 19 horas, a palestra Compliance – Integridade no seu Negócio, com o ministro-substituto do Tribunal de Contas da União (TCU) André Luís de Carvalho. Será no auditório da unidade do Edifício Central Park (Setor Comercial Norte, Quadra 1, Bloco E).

O objetivo é esclarecer e capacitar empresários e gestores sobre práticas eficientes para o cumprimento de normas legais e regulamentares, de políticas e de diretrizes na administração dos negócios. O termo em inglês compliance significa estar em conformidade com as regras e o conceito, ligado a gestão transparente e de qualidade, tem sido cada vez levado mais a sério por empresas brasileiras.

“Alguns editais de licitação já exigem que as empresas participantes tenham implementado mecanismos de procedimento padrão de ética e regras de prevenção de ilícitos para melhoria de sua governança e da gestão de seus riscos”, explica o superintendente do IEL-DF, Cláudio Tavares. No ano passado, o deputado distrital Chico Leite (Rede) apresentou um projeto de lei que, se aprovado, restringirá os contratos, os consórcios, os convênios, as concessões e as parcerias público-privadas com a administração pública do Distrito Federal a empresas que tenham programa de integridade.

Na palestra, o ministro-substituto do TCU explicará o que é um programa de integridade e falará da importância do compliance para os negócios, das vantagens de aderir a esses procedimentos e das formas de adotá-los.

A inscrição pode ser feita no site do IEL-DF até 29 de janeiro, e tem custo de R$ 40 (as empresas associadas aos sindicatos filiados à Fibra têm 15% de desconto). Será entregue certificado de participação. Para obter mais informações, entre em contato com o IEL-DF pelo telefone (61) 3403-0887 ou pelo e-mail capacitacao.iel@sistemafibra.org.br.

O palestrante

Ministro-substituto do TCU desde 2008, André Luís de Carvalho também é capitão da reserva do Exército Brasileiro. Atuou como conselheiro-substituto do Tribunal de Contas do Estado de Goiás e trabalhou no TCU como analista de controle externo, assessor de ministro e de ministro-substituto e chefe de gabinete de ministro. É mestre em Direito, Estado, Tributação e Desenvolvimento pela Universidade Católica de Brasília e bacharel em Direito pelo Centro Universitário Euroamericano.

Educação executiva

O IEL-DF realiza cursos de capacitação empresarial e um dos mais procurados é o de Compliance, que teve duas edições em 2017. O curso, com duração de oito horas, é voltado para profissionais em busca de ferramentas que os habilitem na criação de um programa efetivo e eficiente. A próxima turma está prevista para 14 de março e tem o custo de R$ 620 (as empresas associadas aos sindicatos filiados à Fibra têm 15% de desconto).

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Tribunal de Contas da União

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de emprego
Banner IEL - DF Vagas de estágio

Newsletter