Inscrições para o Prêmio IEL de Estágio 2018 começam em abril

[Atualização em 19 de março de 2018: Ao contrário do que foi informado na versão anterior, as empresas públicas não podem participar do prêmio, apenas as instituições privadas e entidades do terceiro setor]

Estudantes dos ensinos superior e técnico, pessoas jurídicas (privadas e entidades do terceiro setor) e instituições de ensino que tenham programas de estágio intermediados pelo Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF) podem se inscrever no Prêmio IEL de Estágio 2018. A finalidade do concurso é incentivar as empresas a aprimorar os programas de estágio e a buscar a excelência.

As inscrições serão de 30 de abril a 4 de maio. Na etapa local, os vencedores das categorias Empresa Destaque e Instituição de Ensino Destaque receberão troféu e certificado. O ganhador da categoria Estagiário Destaque levará para casa troféu, certificado e um cheque no valor de mil reais. A entrega dos prêmios ocorrerá em 26 de junho. As empresas disputam com outras do mesmo porte.

Os vencedores de cada grupo serão classificados automaticamente para a fase nacional, que será organizada pelo Núcleo Central do IEL.premio iel de estagio 2018

Integração

Em 2017, a Ball Beverage – fábrica de latas de alumínio – venceu como Empresa Destaque de Médio Porte. No seu programa de estágio, a indústria valoriza a integração das equipes e a troca de experiências. “Os nossos estagiários aprendem como funciona a fábrica de maneira geral. A ideia é que saibam o trâmite de todos os processos e tornem-se aptos a futuramente ingressar no quadro efetivo de funcionários”, afirma a supervisora de Recursos Humanos da Ball, Gabriela Cunha (foto). 

A empresa conta com 15 estudantes de cursos técnicos e superiores (nas áreas da eletroeletrônica, da eletromecânica, da contabilidade, da engenharia e da química) e 115 empregados, dos quais 21 já foram estagiários da fábrica.

Os interessados em participar devem baixar o regulamento, preencher o formulário de inscrição, assiná-lo, carimbá-lo, digitalizá-lo e enviá-lo em um único arquivo de PDF para o e-mail premio.iel@sistemafibra.org.br. O arquivo deve ser nominado e categorizado.

Critérios de avaliação

Empresa Destaque

As melhores práticas e procedimentos para garantir a eficácia do processo de estágio são premiadas, de acordo com a condução do processo de recrutamento e seleção; as políticas de contratação; o planejamento de ações de treinamento, desenvolvimento e educação e as avaliações periódicas; e as ações que visem à permanência do estagiário na empresa, tanto no período de estágio em si quando no que diz respeito a uma contratação posterior à vigência do programa.

As empresas são classificadas da seguinte forma: micro e pequena, com até 99 pessoas no quadro de funcionários; média, de 100 a 499 empregados; grande, com mais de 500 colaboradores; e Sistema Indústria – Federação das Indústrias do DF (Fibra), Serviço Social da Indústria do DF (Sesi-DF), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Estagiário Destaque

A avaliação será o relatório apresentado pelo aluno sobre a experiência na rotina de atividades ou em projeto específico no qual atuou dentro da empresa.

Podem se inscrever estudantes regularmente matriculados e ter termo de compromisso de estágio firmado com o IEL-DF vigente até 31 de julho.

Instituição de Ensino Destaque

Avalia as práticas de incentivo e de apoio ao aprendizado prático dos estudantes. Podem participar instituições de ensino públicas ou privadas que tenham alunos incluídos em programas de estágio intermediados pelo IEL-DF.

São duas classificações, a de educação profissional e a de educação superior.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Cristiano Costa/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de emprego
Banner IEL - DF Vagas de estágio