Atividades do Procompi são retomadas

O mercado do vestuário está cada vez mais competitivo e o e-commerce, as famosas lojas virtuais, estão ganhando espaço. O Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), assessora empresas que querem adotar novos formatos de divulgação e de venda de produtos. Os 20 empreendimentos atendidos desde o ano passado vão terminar a consultoria até junho.

O objetivo é apoiar ações de estímulo ao fortalecimento de micro e pequenas indústrias, com foco no aumento da produtividade e na redução de custos de produção. No Distrito Federal, o Procompi começou em 2017. Por enquanto, as atividades são voltadas para as áreas do vestuário e da tecnologia da informação. A consultoria para empresas de TI já foi encerrada.

A metodologia do Procompi auxilia as empresas a estabelecer processos críticos e criativos para desenvolver projetos de melhor qualidade nos empreendimentos, de acordo com as demandas e as especificidades do setor produtivo.

O vestuário foi o primeiro a receber o Procompi. Os encontros iniciaram em agosto, quando ocorreram sete encontros. As atividades retomaram em 26 de abril, neste ano estão previstos cinco momentos. A consultoria para esse segmento tem duração de seis meses, com encontros quinzenais, e contempla capacitações em diversos segmentos, como gestão do negócio e de indicadores, marketing digital, atendimento ao cliente on-line, planejamento e design e usabilidade.

Ao fim das atividades, espera-se que as empresas registrem aumento de produtividade de 15%, redução de 20% dos custos de produção, diminuição de 10% no prazo de entrega dos produtos e serviços, além de implementação das ações de inovação em pelo menos 30% das empresas atendidas.

O Procompi é um projeto de apoio à competitividade das empresas industriais de menor porte. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As ações são executadas pelas federações locais.

iel df procompi ti

Tecnologia da informação

O setor recebeu assessoria em planejamento estratégico, Business Model Canvas (Quadro de Modelo de Negócios), design thinking, compras públicas e desenvolvimento de ações de compliance (termo em inglês que significa estar em conformidade com as regras e ligado a gestão transparente e de qualidade). Os empresários também tiveram apoio na elaboração de projetos para o Inova Tec e o Edital n° 11/2017 da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAP-DF).

Durante quatro meses, os temas foram tratados em um formato de consultoria coletiva, voltada ao desenvolvimento de liderança e gestão de projetos inovadores. Vinte empresas foram atendidas no fim de 2017 e no início deste ano.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra


Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de estágio