IEL-DF promove palestra sobre educação financeira

Controlar as finanças não é uma tarefa fácil e para muitos é um desafio. Os hábitos e os sonhos são os grandes motivadores para gerir o dinheiro. É por isso que o Instituto Euvaldo Lodi do Distrito Federal (IEL-DF), em parceria com a Associação Brasileira dos Educadores Financeiros (Abefin), promoveu um momento de análise sobre saúde financeira no auditório do Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF). O encontro, realizado na sexta-feira (4), foi voltado para gestores, consultores e colaboradores do Sistema Fibra, além de convidados da indústria de Brasília.

Teresinha Rocha, vice-presidente da associação no DF, ministrou a palestra Os quatro passos para ter dinheiro e realizar sonhos. “O objetivo é mostrar para as pessoas o quanto um planejamento estratégico pode influenciar nas finanças”, disse. Para ela, aprender a lidar com o próprio dinheiro é a base para não cair no descontrole. “A prática minimiza frustações e dá oportunidade para o crescimento.”

Durante o encontro, foram discutidos os fatores que levam ao endividamento, como o analfabetismo financeiro, as propagandas publicitárias e o crédito fácil (cheque especial, crediário, cartão de crédito). Os efeitos da má gestão do dinheiro afetam a saúde, o convívio familiar e o rendimento no trabalho.

iel df saude financeira

Com o intuito de minimizar essas consequências, Teresinha apresentou a metodologia do escritor e educador financeiro Reinaldo Domingos. “A renda mensal deve ser separada em sonhos e despesas, priorizando o primeiro. Dessa forma, a pessoa reserva o necessário para realizar suas vontades e readéqua o seu padrão de vida ao restante do dinheiro.”

Para o superintendente do IEL-DF, Claudio Tavares, a proposta é que o discurso feito pela instituição nas consultorias de gestão do negócio junto aos empresários, possa ser aplicado na prática pelos próprios empregados. “A iniciativa faz parte do cuidado com os nossos funcionários. Queremos oferecer conhecimento para que não se endividem, mesmo em tempos de ajuste econômico e preços mais altos”.

O investimento em si, nos sonhos de curto, médio e longo prazo são pontos para estabelecer um padrão de vida. “Pude enxergar vícios e comportamentos que devo eliminar, ao mesmo tempo em que percebo um novo caminho de acordo com a minha realidade”, disse a psicóloga do IEL Gabriella Bessoni.

Dicas para ter equilíbrio financeiro

- Anote os gastos diários, desde as compras pequenas a maiores, para ter controle do seu dinheiro

- Corte despesas desnecessárias

- Faça pesquisas de preço antes de comprar algo

- Opte pelo pagamento à vista

- Pague suas contas em dia e evite os juros

- Poupe para sonhos e planos futuros

- Planeje uma forma de investimento (previdência privada, tesouro direto, fundo de crédito, ações)

Apoio

Os clientes e as unidades do Sistema Fibra que tiverem interesse em receber a palestra devem entrar em contato com o Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras do IEL-DF pelo telefone (61) 3403-0887.

Veja as fotos do evento.

Texto: Dayane dos Santos

Foto: Moacir Evangelista/Sistema Fibra

Assessoria de Comunicação do Sistema Fibra

Pesquisar

Processo Seletivo IEL - DF
Banner IEL - DF Vagas de emprego
Banner IEL - DF Vagas de estágio

Newsletter