Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

O Distrito Federal será representado pela maior delegação da história, com 27 estudantes de nível técnico, na 8ª Olimpíada do Conhecimento, maior competição de educação profissional das Américas. O torneio, que simula o dia a dia do trabalho nas empresas, será realizado de 3 a 6 de setembro, em Belo Horizonte. A delegação brasiliense é composta por 26 competidores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do DF (Senai-DF) e por uma aluna do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do DF (Senac). Em 2010, o Senai-DF levou para o Rio de Janeiro 21 alunos, sendo este, à época, o maior número de competidores que vestiram a camisa da capital federal nas edições da Olimpíada do Conhecimento.

A cada dois anos, a competição - promovida pelo Senai Nacional - reúne estudantes de cursos técnicos e de formação profissional de todo o País. Para chegar a este certame, os jovens brasilienses – com idade entre 18 e 22 anos, passaram por duros crivos seletivos. No início de 2013, os alunos das unidades do Senai (Gama e Taguatinga) receberam convites para participar da competição. Num primeiro momento, foi realizada prova de corte, filtrando os melhores de cada turma. De simulado em simulado, permaneceram os destaques de cada ocupação profissional. De lá pra cá, os selecionados já tiveram cerca de 2 mil horas de qualificação, com treinamento ininterrupto, de até 12 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.

No torneio, os jovens serão desafiados a realizar atividades semelhantes às que enfrentariam em situações reais do mercado de trabalho, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. Vencem aqueles que alcançarem as melhores notas nos quatro dias de prova. Os que se consagrarem como melhores do Brasil, seguem na disputa por uma vaga etapa internacional, a WorldSkills Competition. Neste evento, competem os melhores alunos de mais de 60 países das Américas, Europa, Ásia e África. Eles precisam demonstrar habilidades técnicas, individuais e coletivas para executar as tarefas de sua profissão, também dentro de padrões exigidos internacionalmente.

O ingresso mais rápido ao mercado de trabalho atraiu o jovem Cláudio Caetano às escolas do Senai. O estudante, que cursava Eletromecânica no Senai Gama, inscreveu-se para a Olimpíada do Conhecimento e acabou por ser selecionado para representar o DF na ocupação de Soldagem. “A eletromecânica e a soldagem são matérias relacionadas. Como a Olimpíada prima pela excelência, achei que era uma ótima oportunidade de me tornar um especialista na área”, disse o aluno que todos os dias está de pé às 6h, chega às 8h no Senai e só retorna pra casa após às 22h. “Estamos muito próximos do início da competição, portanto, agora, é treinar o máximo possível”, completa o aluno.

Nesta edição, a delegação do DF será representada em 22 ocupações: TI - Soluções de Software; Soldagem; Aplicação de Revestimentos Cerâmicos; Funilaria Automotiva; Instalação Hidráulica e a Gás; Eletrônica Industrial; Web Design; Eletricidade Predial; Eletricidade Industrial; Construção em Alvenaria; Marcenaria de móveis; Tecnologia da Moda; Mecânica de Automóveis; Jardinagem e Paisagismo; Mecânica de Refrigeração; TI - Administração de Sistemas de Rede; Design Gráfico; Técnico de Enfermagem; Segurança do Trabalho; Panificação; Mecânica Industrial; e Tecnologia da Informação (PcDs).

Segundo o gerente de Formação Profissional do Senai-DF, Cláudio Tavares, a Olimpíada do Conhecimento é uma vitrine para estes jovens. “Além disso, o torneio é um laboratório de alta qualidade para o Senai, no que diz respeito à busca de novas tecnologias e de novos conceitos. O que há de mais moderno no mundo nós trazemos para a capacitação destes alunos e, após isso, inserimos nas salas de aulas, sempre atualizando a grade curricular trabalhada pelo Senai, com vistas a oferecer uma formação profissional técnica de alto nível”, explica.

A competição
Em Belo Horizonte, a Olimpíada do Conhecimento reunirá mais de 800 jovens de todo o Brasil, que competirão em 58 profissões técnicas ligadas à indústria, ao setor de serviços e à agropecuária. Entre os participantes, estão alunos de cursos Senai, do Senac e dos Institutos Federais de Tecnologia – esses últimos estão pela primeira vez nas provas. Entre os 800 competidores, 45 são jovens com deficiência que competirão entre si em quatro modalidades.

A competição ocupará 105 mil metros quadrados do ExpoMinas, onde serão instaladas 900 toneladas de equipamentos, incluindo duas turbinas de avião, um helicóptero e uma central de irrigação. Além das 6 mil pessoas, entre competidores, técnicos, avaliadores e organização, são esperados 300 mil visitantes no período.

Retrospectiva
Na Olimpíada do Conhecimento de 2012, realizada em Barueri (São Paulo), a delegação do DF subiu ao pódio sete vezes, deixando a capital federal em 4º lugar entre os estados brasileiros com melhor pontuação no torneio. Foram duas medalhas de ouro, nas ocupações Aplicação de Revestimentos Cerâmicos e Enfermagem; além de cinco medalhas de bronze nas profissões industriais de Mecânica de Refrigeração; Construção em Alvenaria; Jardinagem e Paisagismo; Mecânica de Autos; e Segurança do Trabalho; e nove certificados de excelência.

WorldSkills
Em 2015, a cidade de São Paulo sediará a 43ª edição da competição. É a primeira vez na história que a WorldSkills Competition será realizada na América do Sul. Espera-se superar o número recorde de competidores registrado em Leipzig, Alemanha, em 2013 – mais de 1.000 participantes de 53 países disputaram medalhas em 46 ocupações.

Na última edição, realizada na Alemanha em 2013, o Brasil levou sua maior delegação à competição desde 1983, ano de início da participação na disputa mundial. Foram 41 competidores de todo o país distribuídos em 37 ocupações. Os brasileiros levaram 12 medalhas, sendo quatro de ouro, cinco de prata e três de bronze, além de 15 diplomas de excelência.

Informações para a imprensa:
Suzana Leite e Nilson Carvalho
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefones: (61) 3362-6139 / 3362-6127

 

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1