São Paulo foi o palco da última edição da Olimpíada do Conhecimento, realizada em 2012. De 14 a 17 de novembro, o pavilhão do Anhembi – com seus 76 mil m², reuniu 640 competidores de nível técnico de todo o País, em 54 ocupações profissionais. Na oportunidade, a capital federal comprovou a excelência no ensino profissionalizante aplicado nas salas de aula do Senai-DF, ao conquistar o 4º lugar estados brasileiros com melhor pontuação no torneio. O feito foi resultado das sete medalhas conquistadas no torneio, sendo duas medalhas de ouro, nas ocupações Aplicação de Revestimento Cerâmico e Enfermagem; além de cinco medalhas de bronze nas profissões industriais de Refrigeração e Ar-Condicionado; Construção em Alvenaria; Jardinagem e Paisagismo; Mecânica de Autos; e Segurança do Trabalho; e nove certificados de excelência.
Durante a competição, os estudantes de nível técnico tiveram que desempenhar tarefas que simulam o dia a dia do trabalho nas empresas. As provas executadas pelos competidores exigiram alto grau de conhecimento, criatividade e habilidade técnica, em que os jovens tiveram de cumprir padrões internacionais de qualidade e precisão.
Na ocasião, o DF repetiu o feito e conquistou o bicampeonato na ocupação de Aplicação de Revestimento Cerâmico. Subiu ao pódio o aluno Geovane Oliveira, que, curiosamente, foi treinado pelo próprio irmão, o instrutor Jecivaldo Oliveira, também medalhista de ouro da Olimpíada do Conhecimento 2010, realizada no Rio de Janeiro. Na Olimpíada, Geovane teve que marcar, cortar e assentar a bandeira do Brasil, em 12 horas, uma arara, em 6 horas e fazer um contra-piso e um banco em alto-relevo em 4 horas.
Medalhistas de ouro também foram as alunas de Enfermagem, Jéssyca Cardoso e Michele Cristina Moreira, do Senac-DF. As provas das jovens simulavam situações reais vividas dentro dos hospitais e enfermarias. Elas tiveram que lidar com atores que chegavam machucados, mães que não paravam de chorar, pais de recém-nascidos emocionados, entre outras dramatizações.
Já o bronze foi conquistado pela dupla Janaína Moureira e Rafael Cardoso (Jardinagem e Paisagismo); e pelos competidores: Gabriel Souza (Refrigeração e Ar-Condicionado); Jefferson Almeida (Construção em Alvenaria); Victor Silvano (Mecânica de Automóveis); e Luciely Alves (Segurança do Trabalho).
Segundo o gerente de Educação Profissional do Senai-DF, Cláudio Tavares, o quatro lugar conquistado na edição de 2012 comprovou a qualidade da formação profissional aplicada nas salas de aula do Senai. “Além das sete medalhas conquistadas, os alunos da delegação brasiliense tiveram notas muito altas, bem próximas dos medalhistas, o que deixou o DF nesta excelente colocação”, explica.
Com este resultado, o aluno Geovane Oliveira conquistou vaga na WorldSkills Competition, realizada em 2013, na Alemanha. O jovem competiu com estudantes de todo o mundo e voltou da cidade de Leipzig com certificado de excelência em Aplicação de Revestimento Cerâmico, reconhecido internacionalmente. Já Gabriel Souza foi para a Bogotá (Colômbia), em 2014, para o WorldSkills Américas, que reúne competidores da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul. Gabriel, por sua vez, conquistou a medalha de ouro na oportunidade em Refrigeração e Ar-condicionado, feito inédito para o DF.