Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

“Nós, empresários, estamos, no dia a dia, buscando exatamente o que vocês trazem consigo: conhecimento, competência, dedicação, comprometimento. Eu diria sem nenhuma chance de erro: esse é o trilho para que a vida pessoal de vocês seja uma vida de sucesso”. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (25/8), pelo empresário da área de TI Roberto Villares, no edifício-sede da Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), durante reunião do Conselho do Sesi e do Senai-DF. Na oportunidade, os conselheiros receberam os alunos do Senai-DF, que representarão a capital federal na 8ª Olimpíada do Conhecimento, realizada de 3 a 7 de setembro, em Belo Horizonte.

Villares presidiu a reunião e, ainda durante sua fala, complementou: “Eu sei que nessa competição vocês irão pra ganhar. Mas, mesmo que vocês não tragam uma medalha, de maneira nenhuma vocês perderão”, disse.

O Senai-DF levará ao torneio 26 jovens estudantes de nível técnico. As seletivas que definiram os competidores começaram em março de 2013. De lá pra cá, os alunos se dedicam diariamente ao treinamento que envolve a Olimpíada do Conhecimento. Ao passo que a competição se aproxima, as horas de preparação aumentam, podendo chegar a 14 horas de qualificação por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. Ao todo, somaram-se aproximadamente 2 mil horas capacitação, tornando esses jovens profissionais completos para o mercado de trabalho.

O primeiro vice-presidente da Fibra, José Luiz Diaz Fernandez esteve presente à reunião e ressaltou a conquista já alcançada pelos alunos. “Todos vocês são vitoriosos. Vocês são pessoas privilegiadas de poder participar desse processo, têm um futuro imenso pela frente e um mundo inteiro ainda pra conquistar. Muito obrigado por vocês fazerem parte da família Senai”, ressaltou.

Pesquisa Sondagem Industrial realizada pela Fibra mostra que a falta de mão de obra qualificada aparece em 3º lugar no ranking dos problemas enfrentados pelos empresários do DF. O item só perde para Falta e demanda; e Elevada carga tributária, que aparecem em 2º e 1º lugar, respectivamente.

O levantamento é corroborado com as experiências apresentadas pelos conselheiros. Segundo Marconi de Oliveira Matias, empresário do ramo de madeira e mobiliário, toda vez que os empresários sentam para conversar o assunto principal é a qualificação profissional. “Portanto, posso afirmar que vocês [competidores da Olimpíada do Conhecimento] hoje são muito mais importantes para o mercado do que outro tipo de formação”, sentencia.

Obviamente, as declarações dos empresários animaram ainda mais os jovens estudantes. David Alexandre Melo, competidor de Aplicação de Revestimento Cerâmico, disse que foi muito incentivador ouvir as palavras. “Fico feliz em ouvir destes empresários que eles estão dispostos a dar oportunidades aos jovens. Nós, que estamos fazendo cursos e aperfeiçoando nossa qualificação, não temos a certeza de que o mercado irá nos acolher”, conta.

 

 

Qualificação profissional técnica

Mesmo o Senai ofertando 67% dos seus cursos de maneira gratuita em todo o País, apenas 6,6% dos jovens até 25 anos optam por educação profissional no Brasil. Avaliando os dados demográficos da população brasileira, só 10% já fizeram cursos de educação profissional. Esse índice ainda é baixo se comparado com a média dos 30 países mais ricos, onde o índice é de 35% cursando e 48% do estoque populacional.

 

Informações para a imprensa:
Suzana Leite 
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Fotos: Nilson Carvalho 

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1