Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

A delegação brasiliense embarcou hoje de manhã (29/8) rumo a Belo Horizonte (Minas Gerais) para a 8ª Olimpíada do Conhecimento – maior torneio de Educação Profissional das Américas. O voo GOL 1083, com os 27 competidores e toda equipe técnica pousa no Aeroporto Internacional de Confins por volta do meio dia. Os jovens talentos do DF seguem confiantes e acreditam que trarão nas malas mais do que roupas, eles esperam voltar trazendo medalhas. “Chegou o grande momento, após cerca de dois anos de treinos diários. Estamos muito ansiosos, mas certos de que todo o aprendizado que adquirimos até aqui nos dará bons resultados. Meu foco agora é, apenas, fazer uma excelente prova”, disse Edwan Lopes, competidor de Jardinagem e Paisagismo.

Muito animados, os jovens chegaram ao aeroporto soltando a voz com o grito de guerra do DF, ressoando no salão de check-in “Guerreiros do Cerrado”, para quem por ali passasse. De acordo com o delegado técnico da equipe e gerente de Formação Profissional do Senai-DF, Cláudio Tavares, essa equipe é uma das melhores que o DF já levou para uma edição da Olimpíada do Conhecimento. “O perfil dessa equipe é muito bom. Eles têm iniciativa, motivação. E, o que coube ao Senai-DF fazer, foi feito. Agora está nas mãos deles”,  disse, ainda no Aeroporto Internacional de Brasília -  Presidente Juscelino Kubitschek.

A abertura da Olimpíada do Conhecimento será realizada na noite do próximo domingo (31/8), na Arena Vivo, no Minas Tênis Clube. No dia 1º/9, os alunos visitarão escolas públicas da capital mineira, a fim de mostrar para estudantes do Ensino Fundamental que o ensino técnico é caminho certo para o mercado de trabalho. Já no dia 2, todas as delegações terão um momento exclusivo para os competidores, chamada ambientação, em que poderão conhecer a ‘arena de provas’, testar equipamentos e verificar todo ambiente de trabalho. A competição propriamente dita será realizada entre os dias 3 e 6 de setembro, quando eles terão que executar tarefas que simulam o dia a dia do trabalho. Já no dia 7 de setembro, serão conhecidos os grandes vencedores do torneio, durante o encerramento da competição, que também será realizado na Arena Vivo.

O instrutor de Construção em Alvenaria, Mateus Mariano, também expressou grande confiança nos alunos do Senai-DF. Segundo ele, as expectativas são as melhores possíveis. “O Senai-DF evoluiu muito em termos de estrutura física, e investiu em material, equipamento e ferramentas, que são essenciais para se capacitar um campeão”, explicou Mateus, que em três Olimpíadas como instrutor, fez dois medalhistas de ouro e um de bronze.

olimpiada-senai-df-embarque brasilia

Oportunidades transversais

Embora o foco da Olimpíada do Conhecimento seja a formação profissional técnica, os alunos ganham, ao participar do torneio, muito mais do que qualificação. Com as viagens inseridas no processo da competição, desde aquelas que compõem os treinamentos em outros estados até a que os leva para os dias de provas em Belo Horizonte, os jovens têm a oportunidade de mergulhar em diferentes culturas, conhecer novas pessoas e ter experiências únicas em suas vidas. 

Informações para a imprensa:
Suzana Leite 
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra)
Fotos: Nilson Carvalho 

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1