Logo Olimpíada do Conhecimento Senai-DF

fibra-logosesi-logosenai-logoiel-logo

 

Belo Horizonte (MG) - Os alunos do 8º e 9º anos da Escola Estadual Orôncio Murgel Dutra, em Belo Horizonte, tiveram uma programação diferente na tarde desta segunda-feira (1º). Os jovens receberam a visita da delegação do DF da 8ª Olimpíada do Conhecimento – maior torneio de educação profissional das Américas. O encontro faz parte do projeto "Uma profissão, uma escolha". O objetivo foi conversar com os estudantes - futuros egressos do Ensino Médio - acerca do enorme leque de cursos profissionais, oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) em todo o País, e sobre as vantagens de seguir uma carreira técnica.

Pesquisa realizada pelo Senai Nacional mostra que 72% dos alunos que concluíram cursos técnicos na instituição, em 2010, conseguiram trabalho no primeiro ano depois de se formarem. A renda média alcançada era de 2,6 salários mínimos, cerca de R$ 1,6 mil, na época. Mesmo assim, apenas 6% dos jovens com até 25 anos de idade optam pela educação profissional, mostram os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nos países mais desenvolvidos esse percentual sobe para 35%. Na Finlândia, por exemplo, alcança 50% e, na França, 58%.

Antes do bate-papo com os competidores brasilienses, os alunos anfitriões apresentaram uma pesquisa que fizeram previamente sobre Brasília e suas semelhanças com Belo Horizonte. Os alunos Matheus e Larissa fizeram um paralelo entre as cidades, a partir do legado deixado por Juscelino Kubitschek até os traços marcantes das linhas curvas de Oscar Niemeyer. Logo na entrada do auditório, podia-se ver o trabalho em maquetes feitas pelos alunos, com obras características como o Congresso Nacional e o Complexo Arquitetônico da Pampulha.

De acordo com Maria Queiróz, diretora da escola, a proposta é maravilhosa. "Trazer aos nossos alunos a possibilidade deles terem uma oportunidade de trilharem seus futuros ainda cursando o Ensino Médio, é incrível. A grande maioria deles não tem perspectiva de futuro. E esses depoimentos dos jovens competidores são inspiradores", disse.

"O grande objetivo desta visita é mostrar pra vocês, jovens, que há outros caminhos para iniciar uma carreira. Não apenas o ensino superior, mas a partir da educação profissional. Vocês, inclusive, podem já dar esse primeiro passo a partir do 2º ano e sair do Ensino Médio com uma profissão e preparados para o mercado de trabalho", disse Marcos Gomes (Jardinagem e Paisagismo), durante a apresentação.

Os alunos da escola estadual conheceram um pouco mais acerca do Senai e dos cursos oferecidos pela entidade, que podem ser cursos técnicos, com duração de até dois anos, ou cursos menores, de qualificação e aperfeiçoamento, com cargas horárias menores. Além disso, os competidores informaram aos alunos que essa é uma oportunidade ao alcance de todos, em função da oferta de cursos gratuitos mediante o Pronatec, por exemplo.

Por fim, os jovens apresentaram-se um a um, contando suas histórias, ocupações em que competirão na Olimpíada do Conhecimento e como chegaram até ali. "Mesmo que eu não ganhe uma medalha vna Olimpíada do Conhecimento, eu já ganhei uma profissão e o mercado de trabalho me espera", Vinícius Souza (Jardinagem e Paisagismo).

olimpiada senai df uma escolha1"Todos os dias são fabricados 3,5 mil carros, todos os dias milhares de brasileiros compram carros. Sobram veículos, faltam funcionários. Escolhi uma excelente área", disse Silas Souza, competidor de Funilaria Automotiva.

Jeferson Teixeira (17) aluno do 9º ano, disse que a visita dos alunos foi muito incentivadora, inclusive no momento em que eles vivem. "Conhecer algumas profissões que podemos seguir nos dá esperanças de um futuro melhor. Eu já conhecia o Senai, mas não sabia que era tão vasto. É uma nova oportunidade para minha vida", falou o rapaz, na ocasião.

Já a aluna Aline Barros (15), também do 9º ano, ficou encantada com o depoimento das meninas. "Não sabia que no Senai tinha, por exemplo, Tecnologia da Moda. Fiquei muito entusiasmada. É uma opção para que eu possa iniciar minha carreira", finalizou.

Uma profissão, uma escolha

O projeto Uma profissão, uma escolha é inspirado na iniciativa One school, one country, realizada pela olimpíada internacional de educação profissional, a WorldSkills. Nesse caso, as delegações vindas de mais de 50 nações visitam uma escola da cidade-sede do torneio e apresentam aos estudantes as características de seus países. Em agosto de 2015, São Paulo será a sede da competição mundial, que ocorre a cada dois anos em diferentes países. Na edição de 2013, em Leipzig (Alemanha), o Brasil conquistou 12 medalhas. No ranking dos 53 países que participaram do torneio, ficou em quinto lugar em número de medalhas, com 52 pontos, atrás de Coreia (89), Suíça (73), Taiwan (65), Japão (56).

A competição

A Olimpíada do Conhecimento é realizada de dois em dois anos pelo Senai Nacional. O torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos de idade que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do Senai ou do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Eles são selecionados em competições semelhantes nas escolas e torneios estaduais.
Nos quatro dias de provas, os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram. Vencem aqueles que conseguirem fazer a tarefa dentro do prazo e dos padrões internacionais de qualidade. O desempenho dos competidores nas provas forma um conjunto de indicadores que seve para avaliar a qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do Senai e do Senac. Também é usado para definir perfis profissionais e ajustar os currículos da formação profissional às novas necessidades das empresas.

A oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorrerá entre 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte, reunirá mais de 800 competidores de todo o Brasil. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao setor de serviços. Neste ano, pela primeira vez, o torneio terá a participação dos cursos da área de agropecuária dos Institutos Federais de Tecnologia.

A primeira edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em 2001, em Brasília. Naquele ano, o torneio reuniu 111 competidores em 26 ocupações profissionais. De lá para cá, o número de competidores aumentou sete vezes e o número de ocupações dobrou.

Cobertura

O desempenho da delegação do DF durante toda competição pode ser acompanhado pelo site: www.sistemafibra.org.br/senai/olimpíada ou pelo www.facebook.com/ocdf2014.

Contatos para imprensa:
Suzana Leite
(61) 7814-3947
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Nilson Carvalho
(61) 9674-0238
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Perfil dos competidores

  • João Victor dos Anjos Oliveira Movelaria
  • Luan Silva Braga Sistemas de Drywall e Estucagem
  • Lucas Maciel Funilaria
  • 1